Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tempero na Mochila

Cozinheiro galã engorda quatro quilos e passa frio para gravar programa

Reprodução/Food Network

O chef Pedro Benoliel no primeiro episódio da segunda temporada de Tempero na Mochila - Reprodução/Food Network

O chef Pedro Benoliel no primeiro episódio da segunda temporada de Tempero na Mochila

FERNANDA LOPES

Publicado em 21/6/2017 - 6h11

"Eles me pagam para ter o melhor trabalho do mundo, que é viajar e comer", brinca Pedro Benoliel ao descrever sua atividade como apresentador do programa Tempero na Mochila, que vai ao ar a partir desta quinta (22) no canal Food Network.

O chef carioca, no entanto, também enfrentou adversidades enquanto gravava a segunda temporada da atração em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Benoliel conta que chegou a pegar temperaturas negativas na Serra Gaúcha e, com tanta variedade de comidas típicas e calóricas, ganhou alguns quilos ao longo da jornada.

"A gente pegou umas noites complicadas. O lugar mais frio foi Rancho Queimado, local do segundo episódio. A gente pegou -3º C, de colocar garrafa quente dentro do edredom pra manter aquecida a cama", relata o chef.

Em 45 dias de gravação, ele revela que engordou quatro quilos, e não é para menos. Só no primeiro episódio, gravado na cidade catarinense de Nova Veneza, ele prepara um nhoque com molho bolonhesa com uma nonna (avó em italiano) da região, ensina a fazer palha italiana e ainda toma sorvete.

"O gaúcho e o catarinense têm hábito de receber em casa. Pelo frio, ninguém utiliza o espaço público. O Sul em geral tem uma influência muito grande das imigrações, e a grande maioria [das pessoas] que a gente vai apresentar nessa temporada são famílias que dependem do sustento da atividade rural, agrícola. Conectar isso com as nossas receitas é muito legal. Então somos recebidos com uma comida maravilhosa, [podemos] aproveitar essa paisagem e trocar essa experiência com as pessoas. É o que guia nossa temporada", explica.

Na estreia do Tempero na Cozinha no Food Network, Benoliel cumpriu uma exigência do canal: foi para o litoral de São Paulo fazer receitas em diversas cidades à beira da praia. Dessa vez, ele deixou clara sua vontade de ir para o Sul e teve seu desejo atendido.

reprodução/food network

O chef Pedro Benoliel ao lado de moradora de Nova Veneza, que o ajudou a preparar nhoque

A estrutura, o nome do programa e até o jeito de galã simpático do apresentador lembram muito o Tempero de Família, apresentado por Rodrigo Hilbert no GNT. Em cada um dos 13 episódios, Benoliel visita uma cidade, conhece moradores e prepara quitutes com eles. A diferença é que o cozinheiro visita mais pontos conhecidos de cada cidadezinha e diz que procura, além de mostrar receitas, fomentar o turismo na região.

"O nosso lance também é tentar trazer gente pra esses lugares, fazer as pessoas descobrirem isso. O brasileiro tem essa cultura de não viajar por dentro do Brasil", afirma.

O próprio Benoliel já explorou a trabalho muito mais a gastronomia internacional do que a nacional. Filho da dona de um dos buffets mais conceituados do Rio de Janeiro, ele é formado em gastronomia e trabalhou com chefs europeus renomados. Chegou até a cozinhar, durante seis meses, no restaurante localizado no alto da Torre Eiffel, em Paris, França.

Apesar de ter a alta gastronomia em sua formação, Benoliel afirma que seu novo ideal de vida é continuar a fazer comida simples, com gente simples, para falar de comida com o telespectador com um tom de amigo, e não de professor.

"Minha base é alta gastronomia, mas hoje não é o que eu me proponho a fazer. [No Tempero na Mochila] As dicas são simples, fáceis para as pessoas em casa. Eu não quero fazer comida muito rebuscada. É maravilhoso ter a alta gastronomia como referência, mas trazer para as pessoas comida acessível, gostosa, saborosa e simples é o que eu quero", afirma.

Tempero na Mochila vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h30, no Food Network.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.