Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Jornalismo

Com medo injustificado, Globo reage a estreia na Record com jornal maior

Reprodução/TV Globo

Carlos Tramontina no final do SP2 desta terça (25): telejornal maior para concorrer com a Record - Reprodução/TV Globo

Carlos Tramontina no final do SP2 desta terça (25): telejornal maior para concorrer com a Record

DANIEL CASTRO

Publicado em 25/7/2017 - 19h47
Atualizado em 25/7/2017 - 21h00

Até então produtora dos únicos telejornais locais focados nos assuntos da cidade (e não nos crimes), a Globo ficou com medo da estreia do SP Record, informativo realizado (quase) à sua imagem e semelhança pela principal concorrente. Tanto que enfrentou a novidade com um SP2 dez minutos maior e com uma estratégia de guerrilha de programação.

A Globo iniciou o SP2 dez minutos mais cedo, por volta das 19h05. Dessa forma, tentou evitar que o público consumidor de notícias da cidade migrasse para a Record. E deu um show de links ao vivo, com repórteres informando em tempo real em vários pontos de São Paulo.

O medo da Globo não se justifica. O SP2 é um telejornal consagrado, que dá 30 pontos no Ibope. Não teria sua liderança ameaçada de uma hora para outra por uma cópia _o telejornal da Record investe nos mesmos assuntos e em imagens aéreas e de câmeras de trânsito; até vinhetas e caracteres são parecidos.

Mas a emissora líder não quis saber de correr riscos. O SP2 durou mais de 25 minutos. Pela primeira vez, usou um recurso muito comum no Bom Dia São Paulo: a entrada ao vivo de uma repórter, Sabina Simonato, dentro de um ônibus em movimento.

A estratégia da Record, pelo menos nesse primeiro dia, não funcionou. A reprise de Os Dez Mandamentos antes do telejornal local rendeu apenas 6,4 pontos na Grande São Paulo, segundo dados preliminares. Menos do que o Cidade Alerta marcava no horário (entre 8 e 9 pontos). A trama bíblica empatou com a Band (Brasil Urgente). Ficou atrás de SBT (7,8) e bem atrás da Globo (26). 

Com esse desempenho, o SP Record não conseguiu impressionar na estreia. Teve 6,8 pontos na prévia, contra 30,5 da Globo, mas venceu o SBT (5,8) e a Band (5,3). No mesmo horário, na véspera, a Record cravou 10 pontos.

Não era o que a Record queria para alavancar sua nova novela, e Belaventura teve 7,7 pontos preliminares, em um horário em que a reprise de A Escrava Isaura dava 12.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.