Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Veja antes

Canal mostra trechos dos filmes que devem concorrer ao Oscar de 2016

Divulgação/Focus Features

O ator Eddie Redmayne como a primeira pessoa a mudar de sexo, em A Garota Dinamarquesa - Divulgação/Focus Features

O ator Eddie Redmayne como a primeira pessoa a mudar de sexo, em A Garota Dinamarquesa

GABRIEL PERLINE

Publicado em 11/9/2015 - 2h15
Atualizado em 11/9/2015 - 2h16

Considerado pela crítica internacional um dos principais influenciadores do Globo de Ouro e do Oscar, o Festival Internacional de Cinema de Toronto ganha espaço na TNT a partir deste sábado (12). O canal exibirá até o dia 18, ao longo da programação, entrevistas com atores, diretores e roteiristas aclamados, além de cenas e curiosidades dos filmes que estreiam no evento.

Ao lado dos festivais de Cannes e Veneza, o de Toronto é um dos maiores acontecimentos cinematográficos do mundo por reunir produções inéditas de diversos países. Diferencia-se dos demais por não ser uma mostra competitiva e por dar preferência a filmes mais comerciais. A 40ª edição do festival começou na quinta-feira (10) e tem uma lista com 399 filmes, de 71 países, programados para serem exibidos até o dia 20.

Para ter uma noção de sua representatividade, os filmes Birdman, Para Sempre Alice, A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação foram alguns dos destaques da edição de 2014 de Toronto. E todos eles estiveram no Oscar de 2015 _Birdman venceu como melhor filme. 

A TNT exibirá cenas e curiosidades de filmes inéditos no mundo todo, como Perdido em Marte, A Garota Dinamarquesa, Aliança do Crime e Zoom, coprodução da brasileira O2, de Fernando Meirelles, com empresa do Canadá. Com direção do brasileiro Pedro Morelli, o longa mescla live action com animação e tem em seu elenco Mariana Ximenes, Gael García Bernal (Má Educação) e Alison Pill (Meia-Noite em Paris).

Os atores Jason Priestley e Mariana Ximenes em Zoom, coprodução brasileira

O aguardado Perdido em Marte, do diretor Ridley Scott, está sendo apontado por críticos como uma "releitura de Gravidade", premiado longa de Alfonso Cuarón lançado em 2013. O ator Matt Damon interpreta o astronauta Mark Watney, que acaba abandonado por sua equipe após uma tempestade no "planeta vermelho". O filme mostra a angustiante tentativa de sobrevivência do personagem e seu trabalho para enviar mensagens à Terra para avisar que ainda está vivo.

Outro destaque do festival é A Garota Dinamarquesa, do diretor Tom Hooper (O Discurso do Rei), que traz Eddie Redmayne na pele de Lili Elbe, primeira pessoa no mundo a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Há uma forte expectativa por parte da imprensa de que o ator possa faturar o Oscar no próximo ano. Caso isso aconteça, será o segundo troféu consecutivo e seu segundo prêmio por um filme biográfico.

Também na linha da discussão de gênero, o filme Três Gerações reúne um trio de atrizes badaladas em Hollywood: Susan Sarandon, Naomi Watts e Elle Fanning. A história acompanha a trajetória de Ray (Fanning), uma garota que nunca se identificou com o próprio gênero e inicia o processo de redesignação sexual. Ela conta com o apoio da mãe (Watts), mas vê resistência por parte da avó (Sarandon), que é homossexual.

Festival de cinebiografias

Os filmes inspirados em histórias reais levarão grandes nomes ao Festival de Toronto. O diretor britânico Stephen Frears _especialista na produção de cinebiografias_ apresentará The Program (O Programa, em tradução livre), com a história do ex-ciclista Lance Armstrong, que comoveu o mundo com sua luta contra o câncer e conquistou importantes prêmios no esporte, mas caiu em desgraça após ter sido desmascarado por usar anabolizantes em todas as competições.

Rolland Emmerich, responsável por sucessos como Independece Day (1996) e 10.000 A.C. (2008), faz a estreia mundial de Stonewall, longa que narra a luta pelos direitos civis da comunidade GLS novaiorquina. O nome do filme é o mesmo dado ao evento que marcou a briga do grupo contra a polícia nos anos 1960.

Aliança do Crime, de Scott Cooper, promete marcar o retorno de Johnny Depp ao time de atores "respeitáveis" de Hollywood, após uma sequência de fracassos de bilheteria e personagens ruins. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um famoso criminoso de Boston que passa a trabalhar como informante do FBI, mas acaba traído pela agência de segurança americana e se torna o homem mais procurado do país.

Jornalistas contra o crime

A TNT também exibirá material dos filmes Demolition, Freeheld e Spotlight. O primeiro foi o responsável por abrir a programação do festival e também é a promessa de redenção da Academia de Hollywood por não incluir Jake Gyllenhaal na lista de indicados ao Oscar por seu trabalho em O Abutre (2014).

No novo filme, o ator interpreta um banqueiro bem-sucedido que se esforça para superar a morte de sua mulher. Certo dia ele perde dinheiro numa dessas máquinas que vendem refrigerantes e snacks e resolve enviar uma carta de reclamação à empresa. Ele começa a se corresponder com uma das atendentes, com que volta a descobrir o amor.

Assim como A Garota Dinamarquesa pode marcar a dobradinha de Eddie Redmayne no Oscar, Freeheld promete fazer o mesmo com Julianne Moore, premiada neste ano por seu trabalho em Para Sempre Alice (2014). No novo filme, ela interpreta uma policial que é diagnosticada com uma doença terminal. Ela luta para que sua companheira, interpretada por Ellen Page, receba a pensão que deixará após a morte, mas a relação homoafetiva não é reconhecida pelas autoridades.

Já o filme Spotlight, de Thomas McCarthy, reúne os atores Mark Ruffalo, Michael Keaton e Rachel McAdams na história real de um grupo de jornalistas que consegue reunir provas de abusos a crianças praticados por padres da Igreja Católica.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.