Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Namorada para Gringo

Bombardeado na internet, Huck rebate críticas a quadro de namoro

João Miguel Júnior/TV Globo

Luciano Huck apresenta Saltibum, de seu programa da Globo; ele rebateu críticas a quadro de namoro - João Miguel Júnior/TV Globo

Luciano Huck apresenta Saltibum, de seu programa da Globo; ele rebateu críticas a quadro de namoro

PAULO PACHECO

Publicado em 25/6/2014 - 17h16

O apresentador Luciano Huck respondeu às críticas que tem recebido na internet desde a noite de terça-feira (23), por causa do novo quadro de seu programa na Globo, Namorada para Gringo, que promoverá o encontro de garotas brasileiras com turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. Nas redes sociais, Huck foi acusado de incentivar prostituição e turismo sexual e chamado de "cafetão"..

"É um quadro de namoro na TV, como tantos que existem há décadas na TV brasileira. E que já fizemos algumas vezes, inclusive com gringos. Ano passado fizemos com três suecos. Nada demais", afirmou o apresentador ao Notícias da TV.

Ontem, Luciano Huck publicou no Twitter e no Facebook um convite a garotas do Rio de Janeiro interessadas em encontrar um namorado estrangeiro. "Carioca? Solteira? Louca para encontrar um príncipe encantado entre os gringos que estão invadindo o Rio de Janeiro durante a Copa? Chegou a sua hora... mande fotos e por que você quer encontrar um gringo 'sob medida' neste e-mail: namoradaparagringo@globomail.com", escreveu no Facebook.

Luciano Huck convida garotas a participarem de quadro de namoro com turistas estrangeiros (Reprodução/Twitter)

Imediatamente, telespectadores criticaram o quadro e o convite do apresentador. A enxurrada de críticas fez Luciano Huck deletar a publicação no Facebook, porém ele a manteve no Twitter, onde foi acusado de infringir o artigo 227 do Código Penal, que condena a até três anos de prisão quem induz "alguém a satisfazer a lascívia de outrem", ou seja, facilita a libidinagem.

Para advogados, o quadro do Caldeirão do Huck não infringe o Código Penal, e a mensagem "não foi bem entendida" pelos telespectadores que criticaram e xingaram o apresentador nas redes sociais.

"Não há crime algum contra a liberdade sexual ou os costumes. [Configuraria crime se fosse] para um encontro sexual, solicitação de fotos nuas. A mensagem não foi bem entendida por algumas pessoas. A lascívia vem ser a libidinagem, induz a pessoa a satisfazer a lascívia de um terceiro. Não é um simples namoro", explica Roberto Delmanto, advogado criminalista e conselheiro da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil).

"Huck não está induzindo nem estimulando atos sexuais ou transexuais. Ele fala 'arrume um namorado' e não fala 'saia, transe'. A conotação é outra. Ele não estimula a lascívia de ninguém porque não é esse o interesse dele. Qualquer crime nessa situação é doloso, praticado com intenção, e certamente não é a intenção dele", opina o advogado criminalista Carlos Kauffmann, também membro da OAB-SP.

LEIA TAMBÉM:

Para não magoar Fátima Bernardes, Globo barra Encontro aos sábados

Jornalista da Cultura comenta Copa do Mundo com tubo de oxigênio

Marcia Goldschmidt recusa TV para cuidar da filha doente

Mexicana demais, Vitória tem mocinha despreparada e fracassa

Record paga R$ 10 mil por entrevista e usa Russo para atacar a Globo

Apresentadora mirim do SBT vira 'mulherão' e busca emprego na TV


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.