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Bastidores de Xuxa na Record têm boicote, traição e briga na direção

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Xuxa Meneghel em evento para arrecadar fundos para ONG às vésperas do Natal, em São Paulo - AGNEWS

Xuxa Meneghel em evento para arrecadar fundos para ONG às vésperas do Natal, em São Paulo

DANIEL CASTRO

Publicado em 9/2/2015 - 5h33

A Record nunca mais será a mesma depois de Xuxa Meneghel _com ou sem ela. Os bastidores da negociação da maior contratação da emissora desde Gugu Liberato tiveram lances de traição, boicote e briga na diretoria.

Vice-presidente comercial, Walter Zagari se opôs à contratação da loira, estremecendo as relações com Marcelo Silva, vice-presidente artístico e de programação, que vê na "ex-rainha dos baixinhos" a maior cartada de sua gestão. Bispo da Universal, Silva retaliou encampando a ideia de criação de uma nova diretoria de marketing, tirando poder de Zagari. O homem de vendas respondeu boicotando o evento de lançamento da programação de 2015, na última quinta-feira (5).

Os atritos surgiram em meados de janeiro. Marcelo Silva estava a caminho de uma reunião com Xuxa, no Rio de Janeiro, quando ouviu de Zagari, por telefone, que tinha apoio do comercial para contratá-la. No mesmo dia, no entanto, Zagari revelou a Marcus Vinicius Vieira, vice-presidente executivo, que é o que mais manda na Record, uma vez que controla o dinheiro, insegurança sobre o poder de vendas de Xuxa. Disse que a loira tem rejeição no mercado. Zagari até sugeriu a contratação de Adriane Galisteu, rival de Xuxa desde os tempos em que as duas disputaram o piloto Ayrton Senna.

Contratado em setembro do ano passado, o superintendente artístico e de programação, Paulo Franco, entrou em campo e acionou o publicitário Roberto Justus, apresentador do reality show O Aprendiz. Justus mostrou estudos que mostram que, sim, Xuxa é viável comercialmente.

Magoado com Zagari, o bispo Silva passou a defender proposta de Paulo Franco de criar uma diretoria de marketing subordinada à vice-presidência artística. A ideia afronta Zagari, uma vez que o marketing é controlado por sua área. Hilton Madeira, braço direito de Zagari, é o diretor de marketing. 

Pela proposta de Franco, o novo diretor de marketing cuidaria da imagem dos programas e artistas da casa. O executivo já tem um nome para o posto: Marcelo Braga, ex-colega de Franco na Fox, atualmente na Endemol, que será parceira da Record no reality show de Buddy Valastro, o Cake Boss.

Zagari sentiu-se traído. Afinal, apoiara a contratação de Franco, que já passara pela emissora _saiu em 2009. Sua resposta foi imediata. Franco teve de explicar sua relação com a Casablanca, contratada para produzir uma das próximas novelas da Record, Escrava Mãe. A Casablanca acompanha Franco desde o SBT. Foi a empresa que produziu o 1 contra 100, apresentado por Justus e dirigido por Franco. Enquanto esteve na Fox, entre 2011 e setembro passado, a Casablanca produziu vários programas para a programadora. 

A rivalidade ficou exposta na última quinta-feira: Zagari, que adora falar com jornalistas, não foi ao principal evento da área de programação no ano, no qual Marcelo Silva gostaria de ter apresentado Xuxa. Mandou Hilton Madeira representá-lo e dizer que estava passando mal.

Edir Macedo, dono da Record e líder da Igreja Universal, já foi alertado do racha na cúpula da emissora. Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo e em ascensão no grupo, assiste a tudo de camarote, enquanto um novo nome forte da igreja, Marcelo Cardoso, chega para assumir, em breve, a presidência da emissora.


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