ERRAR É SUCESSO

BandNews antecipa condenação de Lula e celebra repercussão nas redes sociais

Reprodução/BandNews

 - Reprodução/BandNews

REDAÇÃO - Publicado em 24/01/2018, às 16h12

Um dos canais de notícias menos badalados da TV paga, apesar de conquistar boas audiências na faixa da manhã, o BandNews TV virou assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (24) ao antecipar por engano a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em comunicado divulgado à imprensa sobre o fato, a emissora comemorou a repercussão do erro na internet.

A nota à imprensa já ditava o tom de celebração em seu título: "BandNews erra, 'antecipa a condenação' de Lula e vídeo viraliza nas redes sociais".

O texto também valorizava a velocidade com que a falha se espalhou: "Ao perceber a falha técnica, o BandNews rapidamente fez a correção. [...] Mas já era tarde _vídeos mostrando o trecho se espalharam rapidamente pelas redes sociais", informava.

O erro, segundo a emissora, durou menos de dois segundos. Durante o primeiro intervalo do julgamento de Lula, o sistema de geração de caracteres exibiu erroneamente a projeção de um dos possíveis resultados: "Ex-presidente Lula é condenado por unanimidade pelos desembargadores do TRF-4 de Porto Alegre". Naquele momento, o julgamento estava apenas começando.

Ao perceber o erro, o BandNews trocou a legenda por "Erramos - Falha técnica indica possível resultado de julgamento de Lula antecipadamente" (veja abaixo). O âncora Eduardo Barão entrou ao vivo para explicar a falha e pedir desculpas pelo ocorrido. O erro também foi justificado no Facebook e no Twitter.

Segundo a assessoria do BandNews, a troca ocorreu porque o canal já tinha preparado, com antecedência, tarjas que anunciassem os possíveis resultados do julgamento (condenação unânime, por dois desembargadores e absolvição).

"Desse modo, assim que o resultado estivesse definido, o canal colocaria a tarja correta e adequada. Essa é uma prática normal em todos os canais de televisão _em decisões de campeonato por exemplo, sempre há slides prontos anunciando os dois times como campeão. O problema do BandNews foi que, nos estúdios, alguém apertou o botão errado", informou o canal.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

De Férias com o Ex Brasil

De Férias com o Ex Brasil

Ficha técnica: De Férias com o Ex. Brasil, 2016, 60 minutos. Direção: Chica Barros. Elenco: Gabrielle Prado, Fagner Sousa, Pedro Ortega, Raissa Castro, Stephanie Viegas. Disponível no MTV Play e no Now.

Sinopse: Dez solteiros selecionados pela produção vão passar férias numa casa de praia em um local paradisíaco. No entanto, a cada semana um ex-namorado de algum deles chega para se juntar ao grupo. Os encontros e reencontros amorosos entre os participantes geram muita paixão e picuinha.

Por que assistir: A produção do De Férias Com o Ex se esforça para mostrar um lado bonito do reality: imagens aéreas de praias, montanhas e falésias se misturam a passeios aos quais os participantes são levados, como viagens de barco e práticas de esportes radicais. Mas o que instiga mesmo é ver o desenrolar dos relacionamentos e das trocas de casais entre os jovens. Os rolos amorosos, sexuais e as brigas entre eles geram o entretenimento do programa.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Vingança de sucesso

Rafael Cardoso e Bianca Bin no centésimo capítulo de O Outro Lado do Paraíso - Reprodução/TV Globo O Outro Lado do Paraíso chegou ontem (15) ao capítulo de número 100 com média de 35,8 pontos na Grande São Paulo. É o melhor desempenho de uma novela das nove em 100 episódios desde ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Depois de Ana Paula, quem merece sair do BBB com maior rejeição?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook