Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ERRAR É SUCESSO

BandNews antecipa condenação de Lula e celebra repercussão nas redes sociais

Reprodução/BandNews

 - Reprodução/BandNews

REDAÇÃO

Publicado em 24/1/2018 - 16h12

Um dos canais de notícias menos badalados da TV paga, apesar de conquistar boas audiências na faixa da manhã, o BandNews TV virou assunto nas redes sociais nesta quarta-feira (24) ao antecipar por engano a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em comunicado divulgado à imprensa sobre o fato, a emissora comemorou a repercussão do erro na internet.

A nota à imprensa já ditava o tom de celebração em seu título: "BandNews erra, 'antecipa a condenação' de Lula e vídeo viraliza nas redes sociais".

O texto também valorizava a velocidade com que a falha se espalhou: "Ao perceber a falha técnica, o BandNews rapidamente fez a correção. [...] Mas já era tarde _vídeos mostrando o trecho se espalharam rapidamente pelas redes sociais", informava.

O erro, segundo a emissora, durou menos de dois segundos. Durante o primeiro intervalo do julgamento de Lula, o sistema de geração de caracteres exibiu erroneamente a projeção de um dos possíveis resultados: "Ex-presidente Lula é condenado por unanimidade pelos desembargadores do TRF-4 de Porto Alegre". Naquele momento, o julgamento estava apenas começando.

Ao perceber o erro, o BandNews trocou a legenda por "Erramos - Falha técnica indica possível resultado de julgamento de Lula antecipadamente" (veja abaixo). O âncora Eduardo Barão entrou ao vivo para explicar a falha e pedir desculpas pelo ocorrido. O erro também foi justificado no Facebook e no Twitter.

Segundo a assessoria do BandNews, a troca ocorreu porque o canal já tinha preparado, com antecedência, tarjas que anunciassem os possíveis resultados do julgamento (condenação unânime, por dois desembargadores e absolvição).

"Desse modo, assim que o resultado estivesse definido, o canal colocaria a tarja correta e adequada. Essa é uma prática normal em todos os canais de televisão _em decisões de campeonato por exemplo, sempre há slides prontos anunciando os dois times como campeão. O problema do BandNews foi que, nos estúdios, alguém apertou o botão errado", informou o canal.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.