Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Público tem mais de 50 anos

Band cogita exibir Simpsons entre jornais para levantar audiência

Divulgação

Ricardo Boechat, apresentador do Jornal da Band: audiência caiu quase 20% em um ano - Divulgação

Ricardo Boechat, apresentador do Jornal da Band: audiência caiu quase 20% em um ano

GILVAN MARQUES

Publicado em 4/12/2013 - 13h44
Atualizado em 14/12/2013 - 14h15

Com um público considerado velho, a maioria com mais de 50 anos, o Jornal da Band e o Brasil Urgente estão queda livre nos índices de audiência. A perda de telespectadores, de até 28% em um ano, preocupa a emissora. Em uma reunião recente, cogitou-se até a possibilidade de recorrer à série Os Simpsons. A ideia é colocar o desenho entre o Brasil Urgente e o Jornal da Band para atrair público jovem e alavancar a audiência.

Segundo maior faturamento da emissora, atrás apenas do futebol, o Jornal da Band caiu de 4,6 pontos de média em novembro de 2012 para 3,8 pontos no mesmo mês neste ano, uma queda de quase 20%. Esses índices tiraram o telejornal da disputa pela vice-liderança com a Record e o aproximaram do SBT na briga pelo terceiro lugar. 

Já o Brasil Urgente (local) alcançou 4,0 pontos de média no mês passado. Há um ano, tinha 5,6. Ou seja, a audiência encolheu 28% em 12 meses. Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 62 mil domicílios. 

Calor, Rezende e... cúpula

Além de fatores como calor, horário de verão e o fenômeno Marcelo Rezende, no Cidade Alerta, outro motivo apontado para a queda do Jornalismo da Band é a mudança pela qual a cúpula do setor passa.

Após a unificação de empresas do Grupo Bandeirantes, o presidente Johnny Saad decidiu dividir o comando do Jornalismo entre três diretores: Fernando Mitre (diretor nacional de Jornalismo), André Luiz Costa (diretor-executivo de Jornalismo), e Valdir Zwetsch (diretor-executivo de Jornalismo e Esportes). Com as mudanças, Mitre e Zwetsch perderam espaço. 

Na avaliação interna, André Luiz Costa está sendo preparado pela direção da Band para substituir Mitre _há 24 anos na emissora. A troca de Mitre por Costa é vista também como uma tentativa de rejuvenescer o público dos telejornais, mas sem perder os "valores da empresa".

O público dos dois telejornais está envelhecendo, o que também explica a queda de audiência: 55% dos telespectadores do Jornal da Band e 49% dos do Brasil Urgente têm mais de 50 anos. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.