Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Luto

Atriz do primeiro beijo da TV brasileira, Vida Alves morre aos 88 anos

Divulgação/Pró-TV

A atriz Vida Alves no Museu a Televisão, que mantinha dentro de sua própria casa - Divulgação/Pró-TV

A atriz Vida Alves no Museu a Televisão, que mantinha dentro de sua própria casa

REDAÇÃO

Publicado em 4/1/2017 - 11h27
Atualizado em 4/1/2017 - 23h00

A atriz Vida Alves morreu na noite desta segunda-feira (3), aos 88 anos. Ela ficou internada durante uma semana em um hospital de São Paulo e teve falência múltipla dos órgãos. Foi enterrada no cemitério do Araçá. A carreira de Vida ficou marcada pelo primeiro beijo em uma novela nacional, em 1952, e pelo primeiro primeiro beijo gay na TV brasileira, em 1963.

A cantora Tiê, neta da atriz, confirmou a morte da avó pelas redes sociais: "Dona Vida Alves fez a passagem. Minha amiga, minha avó, minha parceira, minha musa beijoqueira. 88 anos de muita luz, amor, arte e vida. Vire estrela e descanse em paz. Te amo pra sempre e vou sentir saudades todos os dias".

Vida Alves nasceu em Itanhandu, Minas Gerais, e começou a carreira de atriz no rádio. Seu primeiro trabalho na televisão foi em 1951, na novela Sua Vida Me Pertence, da TV Tupi. Foi nessa trama que protagonizou, com Walter Foster, o primeiro beijo de um casal na TV brasileira. A novela teve 15 capítulos de 20 minutos cada um, e tinha direção artística de Foster.

Em depoimento à rede de TV britânica BBC, Vida contou curiosidades sobre o momento. "O primeiro beijo precisou de autorização do meu marido, é claro. Foi um beijo técnico. O Walter Foster apareceu na minha casa e disse: vamos ensaiar. Meu marido ficou meio assim, meio esquisito, mas concordou. Não foi uma coisa diferente demais. Era apenas um encostar de lábios", explicou.

Na década seguinte, em 1963, Vida e a atriz Geórgia Gomide se beijaram em uma cena do teleteatro A Calúnia, também da Tupi. Não há mais registro em vídeo de ambas as cenas, mas uma foto do beijo gay foi encontrada e revelada por Vida no ano passado, em entrevista ao programa Okay Pessoal!!!, que Otávio Mesquita tinha no SBT.

Em 1995, Vida fundou ao lado de outros artistas a Associação dos Pioneiros Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira, conhecida como Pró-TV. O objetivo era preservar a memória da televisão brasileira. Vida era presidente da organização e mantinha um museu da televisão em sua própria casa. 

A Pró-TV divulgou uma nota sobre a morte da atriz:

"A Pró-TV lamenta profundamente a partida de seu maior ícone, mas tendo a certeza de que o projeto continuará firme e com apoio de seus associados, além das entidades mantenedoras, como a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e a Rede Globo. Nesse momento difícil, nos solidarizamos com a família de Vida Alves, com seus amigos e colegas da área, que ela sempre fez questão de representar

Por orientação de Vida Alves, a associação continuará firme em sua missão de preservar a história da televisão brasileira. Quem assumirá o comando será Thais Alves, sua filha, juntamente com a nova diretoria eleita em setembro de 2016".

Vida Alves teve mais de 70 anos de carreira e deixa dois filhos, três netos e três bisnetos.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.