Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Polícia Herói

Após polêmica com Fátima, Globo vive 'momento Datena'. Coincidência?

Fotos Reprodução/TV Globo

Fátima Bernardes esclarece polêmica ao lado do major Ivan Blaz no Encontro de terça (22) - Fotos Reprodução/TV Globo

Fátima Bernardes esclarece polêmica ao lado do major Ivan Blaz no Encontro de terça (22)

DANIEL CASTRO

Publicado em 25/11/2016 - 5h52

Uma série de textos favoráveis à polícia em telejornais da Globo chamaram a atenção de telespectadores mais atentos nos últimos dias. Em Brasília, um apresentador disse que a "polícia mandou bem" ao prender assaltantes. Ontem (24), o âncora do Bom Dia Rio defendeu a ação de policiais que arrombam portas de moradores de favelas.

Pode ser uma mera coincidência, mas a sequência de exaltações ocorreu justamente após uma enquete do programa Encontro com Fátima Bernardes causar atrito entre a emissora e policiais. Na semana passada, o programa perguntou se, numa situação de emergência, um médico deveria tratar um policial com ferimentos leves ou salvar a vida de um traficante em estado grave.

O debate promovido por Fátima foi bombardeado por policiais, que até propuseram boicote à Globo, e a apresentadora teve que se justificar na última terça (22).

Não é do feitio da Globo tratar policial como herói, como o Brasil Urgente (Band) ou Cidade Alerta (Record). Pelo contrário, vários de seus jornalistas têm problemas com a instituição justamente por tratá-la de forma crítica. Procurada, a emissora preferiu não se manifestar. 

A seguir, cinco "momentos Datena" da Globo nesta semana:

Fábio William no DFTV 1ª Edição: polícia 'mandou bem' ao prender ladrões de carro

1) Na quarta (23), o DFTV 1ª Edição mostrou vídeo de um telespectador que flagrava quatro homens tentando roubar o carro de uma mulher em Brasília. Trapalhões, os assaltantes bateram o carro e fugiram sem nada. Foram presos logo em seguida. "A polícia mandou bem nesse caso", comentou o apresentador Fábio William.
2) Também na quarta, o Bom Dia São Paulo fez um link ao vivo para mostrar um carro da polícia que capotou durante uma perseguição na zona leste da capital paulista. O pretexto era alertar o telespectador sobre problemas no trânsito, mas as imagens não mostravam congestionamento. Não houve exaltação, mas se passou a ideia de uma polícia operante, que se arrisca pela segurança pública.
3) O Bom Dia Rio de quarta-feira destacou uma megaoperação da Polícia Civil na Cidade de Deus, onde um helicóptero da PM foi abatido no último sábado. As imagens aéreas mostravam carros da polícia no bairro da zona oeste. "Não há um lugar aqui na Cidade de Deus que não haja policial cumprindo mandado de prisão", destacou o repórter. Em seguida, a emissora reproduziu cartaz da polícia com fotos de bandidos procurados e ressaltou que a recompensa por pistas era de R$ 1.000.

Flávio Fachel no Bom Dia Rio: policial com mandado tem direito de arrombar portas

4) Na quinta (24), o Bom Dia Rio voltou a destacar a ação da polícia na Cidade de Deus. O repórter aéreo destacou que na véspera 400 homens da Polícia Civil ocuparam a comunidade e que muitos moradores reclamaram de arrombamentos de portas. O apresentador Flávio Fachel defendeu a polícia. "Quando o policial está com mandado na mão e pede para abrir a porta, e a pessoa [morador] não abre, ele pode, sim, arrombar e entrar. O mandado dá esse poder".
5) Também na quinta, o Bom Dia Vanguarda, de São José dos Campos, tratou como herói um policial civil que matou um assaltante. As imagens de câmera de segurança mostravam o policial atirando imediatamente após ser abordado por um homem armado na porta de uma joelheria. A reportagem em nenhum momento questionava a ação do policial. Pelo contrário, ressaltava que ele agiu no "estrito cumprimento do dever legal" e em "legítima defesa".

► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.