Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sem fio

Saiba como exibir fotos e vídeos de celular e tablet na tela da TV

Reprodução

Telespectador transfere conteúdo de tablet para a tela do televisor via conexão wi-fi - Reprodução

Telespectador transfere conteúdo de tablet para a tela do televisor via conexão wi-fi

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 28/7/2014 - 13h02
Atualizado em 29/7/2014 - 18h41

Reunir a família e os amigos para ver fotos e vídeos das férias na TV da sua sala é uma tarefa simples. É possível compartilhar os arquivos armazenados em um smartphone, tablet ou notebook sem nenhum fio para atrapalhar a diversão. Basta ter uma conexão wi-fi.

O primeiro passo é ligar seu aparelho na rede sem fio da casa. Se o consumidor tiver um modelo de tela fina mais básica ou antiga, vai precisar de um adaptador wireless (há opções de dois dos principais fabricantes de TVs sendo vendidas na internet a partir de R$ 90), que deve ser conectado a uma entrada USB.

Em grande parte das TVs atuais mais sofisticadas, a comunicação com a rede sem fio é ativada automaticamente pelo controle remoto, sem necessidade de adaptador (mais detalhes aqui). Esse recurso é chamado de Wi-Fi integrado.

O próximo passo é acessar o menu de configuração de rede da TV e selecionar a opção “sem fio”. Em seguida, o aparelho apresenta uma lista de redes: encontre a da sua residência e digite a senha correspondente.

Se o processo for efetuado com sucesso, o televisor já passa a fazer parte da sua rede Wi-Fi. O mesmo processo também vale para conectar outros dispositivos portáteis, como tablet, smartphone e notebook, à rede doméstica.

Com os aparelhos todos conectados via Wi-Fi, vá até as configurações do produto onde você guardou suas fotos e vídeos de férias. Procure pela opção Compartilhamento de Mídia ou DLNA (Digital Living Network Alliance), que é o nome técnico dado a esse tipo de comunicação; encontre a sua TV na lista de produtos compatíveis com esse tipo de conexão e habilite a integração entre os dois. O televisor também vai perguntar se você quer habilitar a comunicação com o novo dispositivo que passou a fazer parte da rede.

Depois, é só navegar entre as pastas de músicas, vídeos e fotos na tela grande. Não é preciso que os dois aparelhos sejam da mesma marca.

Tem outro jeito?

A tarefa pode se tornar ainda mais simples se os dois aparelhos aceitarem uma conexão ponto-a-ponto. Nesse caso, a comunicação é direta (como no Bluetooth), dispensando a ligação dos aparelhos à rede Wi-Fi da residência (e todo o processo de configuração detalhado acima).

Para dar certo, tanto a TV quanto o dispositivo onde estão as fotos precisam ser compatíveis com o padrão de comunicação Wi-Fi Direct. Em tablets e smartphones, essa opção pode ser acessada pelo menu com as opções de redes Wi-Fi disponíveis.

As tecnologias Miracast e NFC, em que você precisa aproximar os dois aparelhos para compartilhar os arquivos de áudio e vídeo, também são baseadas no Wi-Fi Direct e oferecem a mesma função. Independentemente do nome, o resultado é sempre o mesmo: o “espelhamento da tela” do seu aparelho portátil na tela do televisor.

Quem possui produtos da Apple, pode recorrer à tecnologia Airplay, que funciona bem com o media player Apple TV ligado ao televisor. E se a maior tela da casa não oferecer conexão à rede Wi-Fi, você ainda poderá fazer isso através de um videogame ou player Blu-ray compatível com a tecnologia DLNA.


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.