Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Faça você mesmo

Saiba como assistir a filmes e séries da internet na TV de tubo

Reprodução

Família assiste à Netflix; é possível ver filmes da internet na TV convencional - Reprodução

Família assiste à Netflix; é possível ver filmes da internet na TV convencional

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 17/1/2014 - 19h17
Atualizado em 18/1/2014 - 17h00

Pense rápido: o que você precisa para ver vídeos da internet ou filmes e séries do Netflix no seu televisor mais antigo, que não se conecta à internet? Nesse caso, a melhor solução é ligar um segundo aparelho à TV pelo qual você vai acessar os serviços.

E aqui há várias opções. Na lista, estão modernos players Blu-Ray e sistemas de home theater com acesso à internet, videogames (incluindo os três modelos mais conhecidos do mercado: PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii), media players (como Apple TV e WD TV Live), celulares, tablets e notebooks.

A melhor forma de ligar qualquer desses aparelhos ao televisor é através de um cabo HDMI. Não é à toa que essa conexão se tornou padrão no mercado, já que permite transmitir sinais de áudio e vídeo de alta resolução entre dois equipamentos através de um único cabo, eliminando aquele “monte de fios” e facilitando a vida do consumidor.

Na maioria das vezes, o procedimento é bem simples. Basta ligar o notebook, por exemplo, à TV através de um cabo HDMI e começar a ver o vídeo ou filme de sua preferência na maior tela da casa. No caso dos tablets, há duas opções: existem modelos com saída mini HDMI e outros que não trazem esse tipo de conexão, exigindo a compra de um adaptador que possa ser ligado na porta USB. A eficiência vai depender do hardware e sistema operacional adotado.

Em certos casos, porém, os dois aparelhos não conseguem “conversar” entre si e o sinal se perde. Para resolver esse problema, vá até as configurações de vídeo do seu notebook, por exemplo, e altere a resolução de saída do aparelho para a resolução nativa do seu televisor, que pode ser 1080p (Full-HD) ou 720p (HD, muito comum nas TVs de tela fina mais antigas).

Fora isso, existem outros macetes que parecem meio bobos, mas também podem solucionar a questão. Tente, por exemplo, reiniciar o computador com o cabo HDMI já conectado à TV. Só depois, vá até as configurações do notebook e escolha a conexão HDMI como padrão.

Experimente ainda selecionar o decoder de TV paga ou outro aparelho ligado via HDMI através do controle remoto da TV. Em seguida, retorne à opção correspondente ao notebook no menu do televisor.

O que fazer nas TVs de tubo?

Quem quiser assistir aos episódios de House of Cards, por exemplo, em uma TV de tubo vai ter mais trabalho. Como esses modelos não trazem a opção HDMI, a solução é adquirir um adaptador RGB/vídeo composto e ligar o notebook na tela grande através de cabos compatíveis. Certamente, a qualidade de áudio e vídeo será bem inferior à da conexão HDMI, mas também funciona.

Você acha que essa dica não serve para ninguém? Engano. Uma pesquisa feita Nielsen para o Fórum de TV Digital mostra que 80% das residências brasileiras ainda têm televisor de tubo.

LEIA TAMBÉM

TV 3D curva que não precisa de óculos será a sensação de 2014

Pânico desiste de substituir Sabrina Sato e procura três novas panicats

Veja trailer da segunda metade da 4ª temporada de The Walking Dead

No quarto capítulo, Caras & Bocas supera novelas inéditas da Globo

'Tem muita idiotice' na TV aberta, diz substituto de Fátima

Atrasada, Pecado Mortal passa por correria e será encurtada

Incesto: Protagonista de novela da Record vai seduzir a própria irmã

Em Amor à Vida, Pilar é suspeita de ter matado mãe de Aline


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.