Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Relembre como a tecnologia alterou os rumos de Amor à Vida

Reprodução/TV Globo

Disfarçada com peruca Aline (Vanessa Giácomo) flagra com o celular Félix e Anjinho juntos, em Amor à Vida - Reprodução/TV Globo

Disfarçada com peruca Aline (Vanessa Giácomo) flagra com o celular Félix e Anjinho juntos, em Amor à Vida

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 31/1/2014 - 19h25
Atualizado em 1/2/2014 - 8h15

O que seria das telenovelas atuais se não pudessem contar com uma certa “ajudinha tecnológica” para sacudir a vida dos personagens, rendendo risadas, micos e até alguns barracos. Esse apoio foi muito bem aproveitado em Amor à Vida, que se despediu ontem (31) dos espectadores após recorrer à fórmula infalível do pendrive revelador e das câmeras indiscretas, com seus vídeos e fotos prontos a fazer muito estrago. Relembre alguns desses momentos:

Do provador para a internet

Antenado com os casos cada vez mais frequentes de vídeos íntimos que acabam vazando na internet, o autor Walcyr Carrasco procurou abordar o tema em sua novela, apelando para o tom de humor e deboche. Registrado por uma câmera nada discreta, o vídeo da transa de Michel (Caio Castro) e Patrícia (Maria Casadevall) no provador de uma loja de departamentos foi postado na web pelo próprio segurança do local, que não pensou duas vezes quando teve acesso ao material “caliente”. Apesar de ser tratado em tom de brincadeira, a exposição gerou muito desconforto e ameaçou o emprego dos dois.

Na vida real, o problema também existe e está crescendo. Uma pesquisa recente com quase 3.000 pessoas (entre crianças e jovens de 09 a 23 anos) divulgada pela ONG SaferNet Brasil, especializada em crimes virtuais, mostra que a prática de enviar vídeos e fotos íntimas pela internet é cada vez mais frequente. Quando questionados se já teriam recebido fotos ou vídeos de amigos exibindo partes íntimas pela web, 32% de um total de 702 entrevistados de 16 a 23 anos respondeu que sim. Desses, 8% também já compartilharam fotos e vídeos próprios sem roupa pelo computador ou celular.

Celular esperto

Foi o aparelho da vilã Aline (Vanessa Giácomo) que registrou um encontro entre Félix (Mateus Solano) e seu amante, Anjinho (Lucas Malvacini). Nas mãos da esposa traída Edith (Bárbara Paz), essas imagens provocaram um dos maiores barracos da novela com direito à revelação de que Félix era gay na frente do homofóbico César (Antonio Fagundes) e da superprotetora Pilar (Susana Vieira). E lá estava o celular cumprindo seu papel para animar a discussão em família.

Pendrive revelador

Desde a campanha “Um Pendrive para Nina” em Avenida Brasil (2012) que esses dispositivos passaram a ganhar outra importância nas novelas. Dessa vez, outro pendrive armazenou um vídeo revelador em que Mariah (Lúcia Veríssimo) conta todo o plano de Aline para separar o casal Bruno (Malvino Salvador) e Paloma (Paolla Oliveira). Tirado de circulação pelas mãos de Félix, o pendrive reapareceu na reta final, já na fase bonzinho do personagem, quando Paloma finalmente assistiu ao vídeo de sua mãe biológica e descobriu que Aline tinha armado para separá-la de Bruno.

Para Mauro Alencar, doutor em teledramaturgia pela USP, as invenções tecnológicas contribuem para aproximar as novelas da realidade das pessoas, ajudando na contextualização do período em que foram produzidas.

“Sempre foi assim e acredito que as novidades tecnológicas nem ajudam nem atrapalham o trabalho dos autores”, diz ele. “Se não fosse o pendrive, a câmera digital e o celular, o autor contaria a história com outros recursos", afirma Alencar.

LEIA TAMBÉM:

Confirmado: Amor à Vida terminará com beijo gay entre Félix e Niko

Amor à Vida: Globo regrava cena de beijo entre Félix e Niko

SBT entra na onda do beijo gay de Amor à Vida para se autopromover

Amor à Vida: Globo adota o 'marketing do beijo gay' e grava cena secreta

Amor à Vida discutiu homofobia com profundidade, diz Walcyr Carrasco

Saiba o que acontecerá no último capítulo da novela das nove

Globo proíbe elenco de Amor à Vida de dar entrevistas até amanhã

Série Doce de Mãe dá menos audiência do que telefilme que ganhou Emmy

Com programa independente, Gugu Liberato pode voltar à Record

Sem barba, Rafinha Bastos assina contrato para fazer Agora É Tarde

Record rebobina Pecado Mortal no meio da novela; assista


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.