SABOTAGEM TECNOLÓGICA

Parabólicas atrasam implantação da TV digital no interior de São Paulo

Ana Nascimento/Divulgação/MDS

Beneficiária do Bolsa Família usa um dos mais de 7 milhnoes de kits de TV digital distribuídos - Ana Nascimento/Divulgação/MDS

Beneficiária do Bolsa Família usa um dos mais de 7 milhnoes de kits de TV digital distribuídos

DANIEL CASTRO - Publicado em 28/11/2017, às 14h14

Previsto para ocorrer nesta quarta-feira (29), o apagão analógico no interior de São Paulo foi adiado. Nenhuma das cinco regiões que deveriam desligar os transmissores de TV analógicos atingiu o índice de 93% de digitalização em pesquisas realizadas pelo Ibope. As antenas parabólicas são apontadas como as principais vilãs.

Santos é a região metropolitana com maior índice de domicílios com televisores digitais ou com conversores digitais: 89%, segundo o Ibope. Lá, o apagão analógico foi reagendado para o próximo dia 20. 

Em Campinas, onde 27% das casas têm antena parabólica, e no Vale do Paraíba, o desligamento dos transmissores analógicos ficou para 17 de janeiro. As duas regiões têm hoje 88% de domicílios prontos para a TV digital.

Ribeirão Preto, com 84% de digitalização, e Franca (80% de digitalização e 28% de penetração das antenas parabólicas) terão um pouco mais de tempo. O apagão analógico só ocorrerá nessas duas cidades em 31 de janeiro se novas pesquisas apontarem digitalização próxima de 93%.

Muitos telespectadores têm resistido à TV digital porque estão satisfeitos com o que recebem das antenas parabólicas, ou seja, mais de 30 emissoras _de Globo a Futura, passando por Record News e Esporte Interativo_ e sinal de qualidade em qualquer lugar, na cidade ou no campo. Quem mora em sítio teme investir em um televisor digital e não receber o sinal porque está distante da antena.

Um outro vilão poderia ser a condição econômica. Mas as instituições envolvidas no processo de substituição da TV analógica pela digital vêm distribuindo kits de conversores a famílias cadastradas em programas sociais do governo. Já foram entregues 7.150.000 kits, que custaram cerca de US$ 150 milhões.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Liga da Justiça

Liga da Justiça

Ficha técnica: Justice League. EUA/Reino Unido, 2017, 119 min. Direção: Zack Snyder, Joss Whedon. Elenco: Ben Affleck, Henry Cavill, Gal Gadot, Jason Momoa, Ezra Miller, Ray Fisher, Amy Adams, Jeremy Irons, Ciarán Hinds. Disponível no Now.

Sinopse: Depois do sacrifício de Clark Kent (Cavill) durante o embate entre os dois, Bruce Wayne (Affleck) recupera sua fé na humanidade e, com a ajuda da amazona Diana (Gal), forma um grupo de heróis com habilidades especiais para enfrentar a ameaça intergaláctica do Lobo da Estepe (Hinds).

Por que assistir: Esperado há décadas por fãs de histórias em quadrinhos e super-heróis, o longa reúne os três nomes mais conhecidos do gênero, Batman, Superman e Mulher-Maravilha, em uma aventura de tirar o fôlego. Para quebrar o clima sombrio de filmes anteriores, o divertido Flash (Miller) surge como alívio cômico. Até o desprezado Aquaman (Momoa), sempre motivo de piadas, ganha destaque em sua primeira aparição relevante nas telonas.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Novo The Voice

As cantoras Hailee Steinfeld e Kelly Clarkson estão na 14ª temporada do The Voice - Divulgação/Sony A partir do dia 28, o canal Sony transmitirá a 14ª temporada do The Voice, em sua versão norte-americana. Os episódios inéditos contam com uma nova técnica: a cantora Kelly Clarkson. Vencedora primeira temporada do ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook