Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tudo na TV

Jogos e vídeos deixam a Copa mais divertida nas TVs conectadas

Eduardo Bonjoch/NTV

Tela do jogo PerfectKick, que simula competição de cobrança de pênaltis, disponível nas TVs conectadas da LG - Eduardo Bonjoch/NTV

Tela do jogo PerfectKick, que simula competição de cobrança de pênaltis, disponível nas TVs conectadas da LG

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 3/7/2014 - 9h03
Atualizado em 4/7/2014 - 6h45

Na reta final, a Copa do Mundo vem alavancando o uso de aplicativos e games nos televisores conectados à internet. Alguns aplicativos e jogos foram criados especialmente para quem é fã de futebol, e o telespectador pode aproveitar essas funções antes, durante e depois dos jogos.

Até as sempre tensas cobranças de pênaltis, que se tornaram comuns nessa etapa da competição, ganharam uma versão em formato de game. O jogo PerfectKick, que está presente nas TVs conectadas da LG, simula uma competição entre pênaltis. Quando a disputa começa, o controle remoto da TV, que é sensível ao movimento, transforma-se em joystick. Dá para jogar sozinho ou com jogadores de outros países, criando até campeonatos.

Para encontrar conteúdos da Copa, o usuário precisa acessar o aplicativo LG Arena Sports. "Adaptamos o app Placar UOL, muito utilizado em smartphones e tablets, para a linguagem das nossas Smart TVs", afirma Rogério Molina, gerente-geral de TVs da LG, que firmou parceria de conteúdo com o UOL nesse aplicativo.

Ao navegar pelo app, o espectador tem acesso a notícias, vídeos com curiosidades, análises dos jogos, fotos, escalações, estatísticas, resultados e a classificação geral das seleções. Segundo ele, a grande vantagem está na possibilidade de buscar conteúdos na internet enquanto a imagem das partidas continua sendo exibida. “Além disso, passar do aplicativo da web para a programação de TV e vice-versa é tão simples quanto mudar de canal nos novos televisores com a plataforma WebOS, que estará presente em 80% dos modelos de 2014.”

Para rodar o app com tranquilidade, a recomendação é que a banda larga seja de pelo menos dez megabits por segundo. "Quando a Copa terminar, o aplicativo continuará recebendo atualizações com a cobertura do Campeonato Brasileiro, da Libertadores e dos campeonatos europeus", diz Molina.

Outros fabricantes também possuem aplicativos de TV voltados para a Copa. A Samsung tem parceria de conteúdo com a ESPN e a Sony, como o canal Sportv.

Mude as cores e o som das transmissões

Pode ser "Modo Torcida", "Função Futebol" ou "Modo Futebol'. Embora o nome varie de fabricante para fabricante, o recurso é quase sempre semelhante: permite realçar as cores do gramado, que ficam mais vibrantes, e até elevar o som da torcida durante a transmissão dos jogos, deixando o narrador em segundo plano. Nas TVs da LG, existem também alguns efeitos sonoros (aplausos, fogos, tambores, vaias), que podem ser incluídos na hora dos jogos.

A integração das TVs com as redes sociais também está sendo explorada durante a Copa do Mundo. Hoje, já é possível comentar os lances de um jogo de futebol em tempo real no Twitter ou no Facebook pela própria tela do televisor conectado à internet. "Dá até para fotografar, editar e postar imediatamente nas redes sociais algum momento polêmico da partida, enquanto a família continua acompanhando a disputa ao vivo", explica Molina, da LG.

Para não perder nenhum jogo decisivo ou guardar as imagens da final em seu arquivo, a dica é gravar as partidas com a ajuda de um HD externo, que deve ser conectado à entrada USB do seu televisor. É bom esclarecer que isso funciona apenas com as imagens da TV digital aberta. Canais de TV por assinatura ficam de fora. 

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.