Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Passo a passo

Grave programas sem pagar nada em seu televisor com internet

Reprodução

HD externo conectado a televisor com internet; aparelhos permitem gravar programas gratuitamente - Reprodução

HD externo conectado a televisor com internet; aparelhos permitem gravar programas gratuitamente

EDUARDO BONJOCH

Publicado em 22/2/2014 - 14h00
Atualizado em 29/3/2014 - 17h05

Depois que o videocassete se tornou peça de museu, quem gosta de gravar programas de TV acabou migrando, nos últimos anos, para os decoders de TV paga com essa função. O problema é que boa parte das operadoras só disponibiliza esse serviço para os assinantes de pacotes HD, o que limita seu alcance.

Se você tem um pacote básico em casa, ou ainda não é assinante de TV paga, não se preocupe. Quase todos os televisores com acesso à internet vendidos pelas grandes marcas (com exceção dos da Sony) permitem gravar a novela, o futebol e outros programas da TV aberta (inclusive com agendamento) sem nenhum custo adicional.

Como fazer?

Na maioria dos casos, basta conectar um pen drive ou HD externo em uma entrada USB do televisor e seguir as orientações do menu de ajustes. Os detalhes variam de acordo com o fabricante, mas, em geral, é preciso acessar a opção "configuração de gravação".

O passo seguinte é a formatação (obrigatória, por sinal) do HD externo ou pen drive, que passará a ganhar uma função exclusiva: guardar suas gravações. Isso significa que todos os dados armazenados anteriormente no dispositivo serão apagados.

Depois da configuração, você já poderá começar a gravar. Dá para iniciar a gravação de um programa que está passando quando você liga a TV ou agendar gravações. Em alguns casos, o espectador só consegue pausar (ou voltar) uma atração que está sendo gravada se os arquivos forem armazenados em um HD externo.

Fique atento

► A quantidade de programas a serem armazenados estará restrita à capacidade do seu pen drive ou HD externo. Portanto, para evitar interrupções por falta de memória, a dica é ir desgravando os capítulos da novela ou as partidas de futebol que você já viu.

► Ao selecionar um dispositivo (pen drive ou HD externo) para receber suas gravações, você impede que seja usado em outras tarefas. Além disso, o conteúdo armazenado só poderá ser visto na própria TV em que foi gravado.

► Geralmente, essa função só está disponível a partir da entrada de TV, e não pode ser utilizada via conexão HDMI.

► Certos fabricantes inovaram na função de gravação, o que beneficia o consumidor. Os modelos da Panasonic, por exemplo, também permitem armazenar programas da TV aberta em cartões SD, que são muito usados em câmeras e celulares. Já as TVs da LG com acesso à internet lançadas a partir do ano passado vêm com uma memória interna de 4 GB a 8 GB, que dispensa a conexão de um dispositivo externo para guardar as gravações.

LEIA TAMBÉM:

Zeca Camargo perde até 70% do espaço e some do Vídeo Show

Em Família: Perseguida pela família, Luiza decide sair de casa

Personagem de Joia Rara se transforma em Félix dos anos 1940

Silvio Santos sugere que Lívia Andrade faz sexo para emagrecer

Apresentador do SBT insinua que cinegrafista fuma maconha

Polícia investiga encontro de delegado com jornalista Cesar Tralli

Jogador faz campanha da Igreja Universal na Globo ao celebrar gol

ESPN derrota Record, SBT e Band com Real Madrid x Barcelona


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.