Televisor na web

Descubra como conectar seu aparelho de TV à internet

Reprodução
Crianças assistem ao serviço de vídeos online Netflix no televisor conectado ao videogame Nintendo Wii
Por EDUARDO BONJOCH, em 17/10/2013 · Atualizado às 16h55

Boa parte dos novos televisores à venda nas lojas permite acessar conteúdos na internet. Conectar a TV à web, embora pareça difícil, é um processo bem simples e, com um pouco de atenção, qualquer usuário pode fazer.

O primeiro passo é adquirir um roteador e montar uma rede doméstica, que pode ser cabeada ou sem fio (mais comum nas residências). Nesse acessório, o usuário liga o cabo de rede (o mesmo usado nos computadores) que parte do modem da operadora do serviço de banda larga. Caberá ao roteador a tarefa de distribuir o sinal de internet para os aparelhos da sua casa, como notebook, tablet, smartphone e TV.

Para conectar qualquer aparelho eletrônico à internet em uma rede com fio, basta utilizar um cabo ethernet (os tradicionais cabos de rede) entre o aparelho e o roteador. No caso das TVs, a entrada de rede fica no painel traseiro.

Nas redes sem fio (que são as preferidas do público, em geral pela praticidade), o processo é um pouco diferente e provavelmente você precisará de um adaptador wireless. Trata-se de um pequeno acessório (quase sempre vendido separadamente pelos fabricantes), que é conectado na entrada USB do televisor para viabilizar a comunicação sem fio entre a TV e o roteador.

Os televisores mais novos (e sofisticados) costumam facilitar essa conexão, oferecendo o recurso wi-fi integrado. Neste caso, a comunicação com a rede wireless é ativada automaticamente pelo controle remoto, sem necessidade de adaptador. Como nos computadores, a rapidez para acessar o conteúdo na web é proporcional à velocidade do seu plano de internet banda larga.

Velocidade ideal para ver filmes da internet na TV

Para visualizar conteúdos em definição standard (imagem semelhante à do DVD) do YouTube ou das locadoras virtuais, aconselha-se um plano de banda larga de 1Mbps a 2Mbps. Quem não quer se preocupar com os indesejáveis engasgos ou travamentos na reprodução de conteúdo HD, a dica é contratar um plano de, pelo menos, 4Mbps.

Serviços como o Netflix trazem um recurso interessante que adapta a qualidade da imagem à velocidade disponibilizada no momento do streaming de vídeo. Assim, quando a velocidade está melhor, a qualidade de imagem também melhora. Quando acontece o contrário, a imagem perde resolução para que o arquivo continue sendo exibido sem travar.

Internet na TV de tubo

Dá também para acessar a internet em televisores que não trazem esse recurso. Se você tem uma TV de tubo, a dica é adquirir um adaptador RGB/vídeo composto e ligar o notebook na tela grande através de cabos compatíveis. Melhor saída para quem possui um televisor de tela fina mais antigo é utilizar um cabo HDMI entre os dois aparelhos, o que garante uma melhor qualidade da imagem.

Outra possibilidade é acessar a internet através de um videogame ligado à TV, já que os três modelos mais vendidos nas lojas (PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii) disponibilizam este recurso.

Quem não gosta de games pode adquirir um Blu-ray player com acesso à internet. Nesse caso, como no dos consoles, os conteúdos passarão a ser acessados pelo player, mas é possível ver tudo na tela da TV, já que os dois aparelhos estão conectados entre si.

Compartilhe:

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links.

Desfalque na Record

Luiz Bacci desfalcou o Balanço Geral SP, programa que apresentou na Record no início deste ano, de uma de suas principais profissionais. Ele tirou da atração a repórter Bruna Drews. A jornalista, que antes atuou no Programa do Gugu, assinou com a Band na manhã desta segunda-feira (15) e vai ser repórter do Tá na Tela da Band.