Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Final de minissérie

Wayward Pines chega ao fim sob risco de fiasco e de virar novo Lost

Fotos: Divulgação/Fox

Matt Dillon em episódio de Wayward Pines; minissérie produzida por M. Night Shyamalan chega ao fim - Fotos: Divulgação/Fox

Matt Dillon em episódio de Wayward Pines; minissérie produzida por M. Night Shyamalan chega ao fim

JOÃO DA PAZ

Publicado em 22/7/2015 - 14h18
Atualizado em 23/7/2015 - 5h58

[Atenção: spoilers]

Um dos grandes lançamentos do ano, a minissérie Wayward Pines chega ao fim hoje (23), às 22h30, na Fox. Como toda ficção científica com elementos apocalípticos, o drama produzido pelo cineasta M. Night Shyamalan corre o risco de terminar a história deixando o telespectador perdido, como aconteceu com Lost (2004-2010). Para evitar um fiasco e não deixar o público à deriva, a atração precisa responder a cinco questões (veja lista abaixo).

Na produção, os habitantes da esquisita Wayward Pines foram raptados em 2014 pelo cientista bilionário David Pilcher (Toby Jones). Tudo parte de um plano que começou em 1996, quando ele descobriu uma mudança no genoma humano causado pela devastação da natureza. Pilcher tem em mente uma ideia para salvar a humanidade: congelar um grupo seleto de pessoas para repovoar o planeta após a raça humana ser extinta.

Essa previsão apocalíptica do cientista se cumpriu em 2514. Em 4014, 20 séculos depois do “arrebatamento”, os humanos congelados por ele são reavivados e passam a habitar a cidade de Wayward Pines, protegida por uma cerca elétrica que impede a invasão do novo homem, chamado de Abby, que regrediu e se tornou uma aberração canibal. Então entram em cena os personagens da minissérie. Porém, só alguns habitantes do pacato município, e as crianças, sabiam dessa história toda. Até o episódio da semana passada.

Eis que surgem os cinco mistérios que a minissérie tem de explicar no último episódio:

Em Wayward Pines, Toby Jones interpreta um cientista que flerta com o bem e o mal

Quais as intenções do cientista/bilionário?

Após o xerife de Wayward Pines, Ethan Burke (Matt Dillon), revelar para a população da cidade o que está por trás dos muros, Pilcher desligou a energia da cidade _e consequentemente da cerca. Ou seja: os canibais podem adentrar a cidade e matar os moradores. Durante toda a minissérie, Pilcher transmitiu a imagem de um salvador, de bonzinho. Mas quais as reais intenções dele? Se quer proteger os cidadãos da cidade, por que dar brecha a essa invasão? Wayward Pines tem de deixar claro se Pilcher é maquiavélico ou não.

Charlie Tahan faz um garoto tímido em Wayward Pines, filho do xerife da cidade misteriosa

De que lado a Primeira Geração ficará?

Entre os abduzidos por Pilcher estão várias crianças, como Ben Burke (Charlie Tahan), filho do xerife. O objetivo do cientista é criar uma safra pura de humanos dentro de Wayward Pines. Os meninos e meninas ganharam o nome de Primeira Geração. Eles são fiéis à cidade e lutam por ela. Defendem toda a política de não se falar sobre o passado e obedecem as regras impostas. Todos os integrantes do grupo sabem o que é Wayward Pines e em qual ano vivem. Será que eles vão ser leais ao governo da cidade depois de Pilcher ter desligado a energia da cerca?

A atriz Carla Gugino em Wayward Pines; personagem na minissérie enfrenta dilema no final

Polícia e bandidos do mesmo lado?

Aqui entra uma personagem chave na história. Kate Hewson (Carla Gugino), ex-agente do Serviço Secreto e ex-amante de Burke, conseguiu esconder ao longo da minissérie os verdadeiros planos que tinha em mente. Enquanto desfrutava de uma vida tranquila e feliz como dona de uma loja de brinquedos, discretamente ela liderava um grupo de foras da lei decididos, a qualquer custo, fugir de Wayward Pines. Kate é capturada por Burke e descobre a verdade sobre a cidade. Resta saber se ela, de fato, acredita no xerife ou se alia a ele apenas para manipulá-lo e dar sequência ao plano de fuga.

Personagem de Shannyn Sossamon age sempre na surdina em Wayward Pines

O que esconde a mulher do xerife?

No meio disso tudo tem Theresa Burke (Shannyn Sossamon). Ela é mulher do xerife e mãe de Ben, uma das principais figuras da Primeira Geração. Envolvida por completo na problemática de Wayward Pines, Theresa toma atitudes seguras e certeiras. Ela demonstra ser mais do que uma mãe e mulher comum, com um ar de que esconde algo. O final de Wayward Pines pode explicar o passado dela no FBI, antes de abandonar a agência para dar à luz o filho e se dedicar ao marido.

A atriz Melissa Leo no quartel-general do irmão cientista, David Pilcher

Por que a irmã de Pilcher o traiu?

Em 1998, Pamela Pilcher (Melissa Leo) ofereceu apoio para o irmão tocar o projeto de congelar humanos e ressuscitá-los 2.000 anos depois. Sempre ao lado de Pilcher, ela assumiu o papel de enfermeira de Wayward Pines. É a personagem que mais se transforma na minissérie. No início, transmitia um ar maldoso, suspeito. Nos episódios derradeiros, indiretamente ela ajudou os insurgentes e deu uma dica preciosa para Theresa. Pamela claramente enfrenta um dilema. Essa mudança no comportamento tem um motivo e se espera que seja revelado no fim de Wayward Pines.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.