Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Enigmas de Westeros

Traíras ou confiáveis? Quem são os personagens satélites de Game of Thrones?

Fotos: Divulgação/HBO

Conleth Hill (à esq.), Liam Cunningham, Peter Dinklage e Aidan Gillen em Game of Thrones - Fotos: Divulgação/HBO

Conleth Hill (à esq.), Liam Cunningham, Peter Dinklage e Aidan Gillen em Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 10/8/2017 - 6h10

O cheiro de traição é permanente em Game of Thrones. A lição número um na terra de dragões e zumbis sinistros é não confiar 100% em ninguém. A trama apresentou ao longo dos anos os personagens mais sacanas da TV, cheios de malemolência para se mostrarem como dignos de confiança e, logo depois, revelarem sua verdadeira faceta.

Os personagens satélites do drama da HBO, de Lord Varys (Conleth Hill) a Mindinho (Aidan Gillen), assumem a função de movimentar a história e ajudam a guiar os grandes protagonistas, mas não merecem crédito total.

O episódio desta semana trouxe um bom exemplo disso, ao mostrar uma discussão ríspida de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) com Tyrion Lannister (Peter Dinklage).

A Mãe dos Dragões ficou enfurecida ao saber que o plano de guerra traçado por Tyrion deu completamente errado. Ela o cobrou pelo fracasso e insinuou um complô do anão para favorecer sua irmã, Cersei (Lena Headey), de quem ele está rompido.

Em um outro momento, Tyrion deu razão à desconfiança de de Daenerys, de quem tem sido fiel escudeiro. Ao ver o irmão Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) perdido após o ataque da Targaryen, ele sussurrou "Fuja, seu idiota".

Tyrion já esteve do lado dos Lannisters que agora combate com Daenerys. Foi conselheiro de seu pai e o matou covardemente, por birra. Teve de fugir e acabou acolhido pela loira. O anão já provou que não é flor que se cheire.

Daenerys (Emilia Clarke) conversa com Tyrion (Peter Dinklage) e firma uma aliança arriscada

Cuidado com o Aranha
Daenerys não está cercada de pessoas confiáveis. Logo na estreia da atual temporada, a Mãe dos Dragões chamou Lord Varys (Conleth Hill) para um papo sincero. Ela não escondeu estar com receio do Aranha, seu apelido, porque ele já traiu dois reis de Westeros.

Varys conseguiu convencer que será fiel à autoplacamada rainha de Dragonstone caso ela não desvie do seu objetivo principal: unir os Sete Reinos e melhorar a vida da população. Ele, porém, deixou claro não ser um escudeiro cego de Daenerys, pois estará disposto a fazer o possível para defender o interesse do povo contra possíveis desejos egocêntricos dela, como incorporar os devaneios do seu pai, o Rei Louco.

A cara da trairagem
Petyr Baelish (Aidan Gillen), mais conhecido como Mindinho, é o famoso "leva e traz" de Westeros. Ele se faz de bonzinho e tenta se mostrar uma pessoa essencial no governo de Winterfell, ao lado de Sansa Stark (Sophie Turner).

Baelish deseja ganhar de vez a confiança dos Starks, mas se deu mal ao tentar isso com os homens da família. Quase apanhou de Jon Snow (Kit Harington) e levou um gelo de Bran (Isaac Hempstead Wright).

Snow e Bran estão certos. O passado de Mindinho o condena. Ele tem culpa na morte do patriarca dos Starks, Eddard (Sean Beau), na primeira temporada. Pouco antes da decaptação, o traíra profissional abordou Eddard pelas costas e sussurrou: "Eu falei para você não confiar em mim". 

Para o bem de Westeros, Mindinho está com os dias contados.

No frio Norte, Sansa Stark (Sophie Turner) tem de tomar cuidado com Mindinho (Aidan Gillen)

O mais confiável
O personagem satélite mais confiável é Davos Seaworth (Liam Cunningham), chamado de Onion Knight. Ele é o braço direito de Jon Snow e já serviu como conselheiro de Stannis Baratheon (Stephen Dillane), na má-sucedida tentativa de entrar em King’s Landing, durante a chamada Batalha de Blackwater.

Davos tem a seu favor o fato de ter persuadido Melisandre (Carice van Houten) a ressuscitar Jon Snow, no começo da temporada passada. Ele mostrou ser fiel à casa Stark e proclamou Snow como o Rei do Norte. Os dois fizeram até uma viagem juntos a Dragonstone, para se unirem a Daenerys numa aliança contra os temíveis White Walkers.

Davos não dá pistas de ser um vira-casaca, mas no episódio exibido no domingo (6) ele fez uma piadinha que não foi bem recebida por Snow. Os dois conversaram com Missandei (Nathalie Emmanuel) e ouviram o quanto Daenerys é maravilhosa e bondosa. Davos, então, olhou para o Rei do Norte e disparou: "Você me perdoaria se [eu] mudasse de lado?".

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.