Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Comédia geek

Silicon Valley encontra zona de conforto e repete trama na quarta temporada

Reprodução/HBO

O ator Thomas Middleditch em cena da quarta temporada da comédia geek Silicon Valley - Reprodução/HBO

O ator Thomas Middleditch em cena da quarta temporada da comédia geek Silicon Valley

JOÃO DA PAZ

Publicado em 23/4/2017 - 7h21
Atualizado em 23/4/2017 - 8h25

Os roteiristas e produtores de Silicon Valley são tão inteligentes quanto os personagens que criaram. Logo no primeiro ano, encontraram a zona de conforto e passaram a repetir a estrutura e a trama da comédia. Na quarta temporada, que estreia neste domingo (23) na HBO, o quinteto geek quebra a cabeça para criar um aplicativo e tem de superar desafios até transformar (ou não) o novo produto em sucesso de público. Igualzinho aos anos anteriores.

Embora os personagens revivam as aventuras e estejam no mesmo lugar do primeiro episódio, na casa de Erlich Bachman (T.J. Miller), as piadas não são velhas. Pelo contrário: Silicon Valley se mantém como uma das séries mais vanguardistas da TV, abordando assuntos quentes do mundo geek.

Há um risco em manter a atração nessa espiral, em vez de colocá-la em linha reta. Mas os produtores de Silicon Valley acreditam ser essa a fórmula que agrada aos fãs.

As características dos personagens não mudaram, e as dinâmicas mais engraçadas da série continuam ativas: Donald 'Jared' Dunn (Zach Woods) permanece leal a Richard Hendricks (Thomas Middleditch), enquanto Bertram Gilfoyle (Martin Starr) não se cansa de menosprezar Dinesh Chugtai (Kumail Nanjiani).

Uma pequena diferença é que Richard decide se afastar da produção do novo aplicativo, por diferenças criativas. Sem a ajuda dos amigos, ele começa a tocar um projeto ousado: criar uma nova internet. Com isso, Richard deixa de ser ser alvo das intrigas da turma, como nas temporadas anteriores. Agora, sem um líder, os amigos irão se digladiar.

Silicon Valley está encaixada em um dos espaços mais nobres da HBO em todo ano: vai ao ar depois de The Leftovers (última temporada) e antes de Veep, comédia vencedora do Emmy. Por sua posição na grade, não deverá sofrer com a audiência.

Mas a escolha de não dar um update na trama será questionada nas próximas semanas. Ao menos num primeiro instante, a estratégia adotada parece ser a de menor risco. Comédias que atingiram o mesmo estágio de Silicon Valley repetiram fórmulas e se deram bem.

TUDO SOBRE

HBO

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.