Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO MERCADO

Sete séries produzidas fora dos EUA e que você vai se arrepender de não ver

Divulgação/Sveriges Television

Policiais reprimem manifestação em episódio de A Ponte, coprodução sueca-dinamarquesa - Divulgação/Sveriges Television

Policiais reprimem manifestação em episódio de A Ponte, coprodução sueca-dinamarquesa

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 30/1/2018 - 6h16

Nunca antes na história da TV foram produzidas tantas séries de uma só vez. Mas, com tantas atrações feitas nos Estados Unidos e na Inglaterra, é fácil deixar passar algumas boas surpresas de outros países. Mais do que a língua, a estética e o ritmo são diferentes daqueles com que estamos acostumados e merecem ser conhecidos.

Algumas, como a sueca-dinamarquesa A Ponte e a francesa Les Revenants - A Volta dos Mortos, fizeram tanto sucesso em seus países de origem que ganharam adaptações norte-americanas. Já a australiana Top of the Lake: China Girl conseguiu até uma indicação ao Globo de Ouro deste ano.

Já quem prefere superproduções históricas vai se encantar com a francesa Versailles, sobre o reinado de Luís 14 e sua empreitada para construir o famoso palácio. E fãs de dramas pesados vão se deliciar com a norueguesa Acquitted, sobre um empresário inocentado de um assassinato, mas que é visto como culpado pelos moradores de sua cidade.

Há ainda combinações inusitadas entre países e gêneros, como o suspense pós-apocalíptico espanhol O Barco: Últimos Sobreviventes da Terra, ou a canadense Arctic Air, que mistura aviação, drama familiar e muito gelo.

Confira sete séries fora do eixo EUA-Inglaterra que você precisa conhecer: 

Divulgação/tv2

O ator Nicolai Cleve Broch interpreta Aksel Borgen, empresário inocentado que ainda é julgado

Acquitted
Lançada com o título Frikjent (Absolvido, em português), a série norueguesa Acquitted conta a história de Aksel Borgen (Nicolai Cleve Broch), um empresário que teve sucesso na Ásia mas é chamado de volta para a pequena cidade onde nasceu para salvar uma firma local. Seu retorno acontece 20 anos depois de ele ter sido julgado e inocentado pelo assassinato de sua namoradinha do colégio.

O problema é que, mesmo absolvido do crime, Aksel continua sendo visto como culpado por boa parte da população da cidade. Ele precisa enfrentar fantasmas do passado e os olhares desconfiados para provar (mais uma vez) sua inocência. A primeira temporada de Acquitted está disponível no Clarovídeo, sem custo adicional para assinantes da Net e da Claro TV. 

divulgação/cbc television

Os atores Pascale Hutton e Adam Beach são os protagonistas do drama de aviação Arctic Air

Arctic Air
Quem costuma ver produções norte-americanas pode se deparar com alguns rostos conhecidos na canadense Arctic Air, protagonizada por Adam Beach (de Law & Order: SVU) e Pascale Hutton (de Smallville). A série gira em torno da família Ivarson, dona de uma pequena companhia aérea no norte do Canadá, que tem como sócio o impulsivo Bobby Martin (Beach).

Além de mostrar as missões que os pilotos enfrentam em temperaturas extremas, Arctic Air também tem um elemento de drama familiar, romance e tensão entre os personagens. As três temporadas estão disponíveis no Clarovídeo. 

divulgação/antena 3

O galã espanhol Mario Casas interpreta Ulises Garmendia, filho do capitão do Estrela Polar

O Barco: Últimos Sobreviventes da Terra
A TV espanhola tem séries de altíssima qualidade, como o suspense O Barco: Últimos Sobreviventes da Terra. A série começa com um acidente com o acelerador de partículas da Suíça, que provoca um cataclismo global que dizima boa parte da população mundial.

Entre os sobreviventes, estão a tripulação e os alunos do navio-escola Estrela Polar, que estava em alto-mar durante a explosão. Além de tentarem sobreviver com os recursos que possuem, os navegadores tentam encontrar outras pessoas que podem ter resistido ao desastre e ainda precisam lidar com os romances que brotam no navio. Exibidas pelo Mais Globosat, as três temporadas estão no Now. 

Divulgação/Sveriges Television

Kim Bodnia (à esq.), Sofia Helin e Sarah Boberg em cena do drama escandinavo A Ponte

A Ponte
Coprodução entre Suécia e Dinamarca, a série A Ponte mostra a rotina da policial sueca Saga Norén (Sofia Helin), detetive do departamento de homicídios na cidade de Malmo, e do dinamarquês Martin Rohde (Kim Bodnia), que tem cargo similar ao dela em Copenhague.

Na primeira temporada, um cadáver é encontrado exatamente no centro da ponte Oresund, que liga e divide os dois países. Assim, como o crime está sob duas jurisdições, Saga e Martin precisam trabalhar juntos para resolver o caso.

A série inspirou um remake norte-americano, The Bridge, sobre a ponte que liga El Paso a Juarez, no México; Reino Unido e França também fizeram The Tunnel, sobre o Eurotúnel do canal da Mancha. As três primeiras temporadas foram exibidas pelo Mais Globosat e estão disponíveis no Now sem custo para assinantes do canal. 

Divulgação/canal+

Jérôme Kircher (à esq.) e Pierre Perrier em cena de Les Revenants: os mortos voltam à vida

Les Revenants - A Volta dos Mortos
Em uma pequena cidade dos Alpes franceses, vários mortos voltam à vida de forma misteriosa, até décadas depois, mas sem envelhecer um único dia. Enquanto eles tentam se reinserir na rotina da cidade, acontecimentos estranhos começam a ocorrer no local, como quedas frequentes de energia e estranhas marcas que surgem nos corpos dos ex-mortos e dos vivos.

Les Revenants venceu o Emmy Internacional de melhor série de drama em 2013 e também recebeu um Peabody Award, uma das premiações mais renomadas do mundo. O sucesso da produção francesa rendeu uma adaptação norte-americana, The Returned, que não repetiu o sucesso da original e durou apenas um ano. As duas temporadas de Les Revenants estão disponíveis no Now.

divulgação/bbc uktv

Ganhadora do Oscar, Nicole Kidman é uma das novidades no elenco da minissérie China Girl

Top of the Lake: China Girl
Indicada ao Globo de Ouro de melhor minissérie neste ano, China Girl é a continuação da premiada produção australiana Top of the Lake, de 2013. No elenco, nomes como Elisabeth Moss (de Mad Men e Handmaid's Tale) e Gwendoline Christie (de Game of Thrones) dividem espaço com Nicole Kidman (de Big Little Lies).

A trama segue a detetive Robin Griffin (Elisabeth), que se muda para a Austrália com a função de treinar jovens policiais para trabalhar em crimes envolvendo vítimas de ataques sexuais. Ao mesmo tempo, ela busca notícias sobre a filha que deu para adoção ainda bebê. A temporada completa está no Crackle, disponível para assinantes do Now por uma mensalidade de R$ 14,90.

divulgação/canal+

Alexander Vlahos (à esq.) e George Blagden protagonizam o drama histórico Versailles

Versailles
A produção francesa Versailles, sobre a construção do palácio de Versalhes, chama a atenção por dois motivos: primeiramente, pela superprodução, com cenários e figurinos caprichados. Também se destaca o fato de a série ser falada em inglês, já de olho no mercado internacional _o que gerou a fúria dos críticos franceses.

O protagonista é o rei Luís 14 (George Blagden), um regente sedutor e cercado de mulheres que decide construir o palácio longe de Paris para manter sob controle a revolta dos nobres da época. A realeza é mostrada de forma crua, em meio ao luxo, mas com muitas manobras políticas, sexo e traição. Exibidas pelo GNT Play, as duas temporadas de Versailles também estão disponíveis no Now.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.