Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia na TV paga

Série de Spielberg mostra relação entre crime e polícia nos anos 60

Divulgação/TNT

O ator Edward Burns em Public Morals; ele é o protagonista, roteirista, diretor e produtor da série policial - Divulgação/TNT

O ator Edward Burns em Public Morals; ele é o protagonista, roteirista, diretor e produtor da série policial

JOÃO DA PAZ

Publicado em 28/8/2015 - 12h45
Atualizado em 29/8/2015 - 4h51

Prostituição, jogos de azar, drogas. A polícia nova-iorquina dos anos 1960 era muitas vezes complacente com esses vícios e crimes, ao invés de combatê-los. Esse é o retrato de Public Morals, série que estreia hoje (29), às 21h, no canal TNT Séries. Protagonizado por Edward Burns (do filme O Resgate do Soldado Ryan, de 1998) e produzido por Steven Spielberg, o drama mostra como era imoral a relação da polícia com os criminosos da época.

Burns usou o pai, veterano da famosa polícia de Nova York, como fonte na construção das cenas da série, da qual também é roteirista e coprodutor. Em entrevista ao talk show de Jimmy Fallon na semana passada, ele comentou que fez essa experiência deu verossimilhança aos diálogos, figurinos e comportamentos dos personagens.

Esse é um projeto antigo de Burns. A primeira ideia, concebida em 1997, foi pensada para ser um filme. Ele compartilhou o sonho com Spielberg, que o dirigiu em O Resgate do Soldado Ryan, recebeu uma aprovação e um incentivo para melhorar o conceito da produção. 

Após muitas mudanças no roteiro, o ator percebeu que seria melhor fazer uma série. Com as adaptações prontas, Burns novamente procurou Spielberg, que dessa vez não apenas deu um sinal verde; ele se dispôs a ser um dos produtores-executivos. 

Personagem de Burns em Public Morals, o policial Terry Muldoon é tolerante com o crime

Vista grossa e dinheiro no bolso

Em Public Morals, Burns é o policial Terry Muldoon, integrante da divisão de crimes morais (apostas, drogas e prostituição) do NYPD. Ao lado do parceiro Charlie Bullman (Michael Rapaport), ele procura administrar o crime na cidade. Negocia com organizadores de partidas de pôquer para permitir a jogatina e ganhar um dinheiro por fora. A mesma artimanha é feita ao prender prostitutas. É a propina no papel de controladora da paz.

Muldoon dá uma aula de como funciona as coisas em Nova York para o policial novato Jimmy Shea (Brian Wiles). Com um jeito de mauricinho sem a experiência das ruas, os chefes da delegacia temem que a sede de justiça de Jimmy destrua as alianças obscuras entre a lei e o crime. Muldoon é escalado para dar uma lição ao jovem policial e é direto no papo.

"Nós fazemos aqui [na delegacia] o que é feito há mais de cem anos: administramos a cidade", conta Muldoon. "Imagine que somos senhorios e se alguém quiser entrar nos negócios é preciso pagar o aluguel". 

A primeira temporada de Public Morals terá dez episódios. É um acerto da TNT após o fracasso de Mob City (2014), de Frank Darabont (The Walking Dead), que contava histórias reais da polícia de Los Angeles nos anos 1940 e 1950. Fãs de filmes criminais clássicos como Desafio à Corrupção (1961), O Poderoso Chefão (1972) e Caminhos Perigosos (1973) vão reconhecer algo comum ao assistir Public Morals. Burns se inspirou nesses longas para desenvolver a série.


Programa: Public Morals. Estreia: 29/8

Quando: sábados, às 21h

Onde: TNT Séries


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.