Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ETERNO GASPAR

Sem convite para novela, Nuno Leal Maia volta a viver surfista após 28 anos

Fotos: Divulgação/Disney Channel

O surfista Teco Padaratz com Nuno Leal Maia em cena da série Juacas, que estreia hoje (3) - Fotos: Divulgação/Disney Channel

O surfista Teco Padaratz com Nuno Leal Maia em cena da série Juacas, que estreia hoje (3)

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 3/7/2017 - 6h14

Longe das novelas desde a temporada 2012-2013 de Malhação, Nuno Leal Maia retorna hoje (3) à televisão na série Juacas, do Disney Channel. Voltada ao público infantojuvenil, a produção traz Maia como o professor de surfe Juaca, que nos anos 1980 era responsável por treinar os maiores profissionais desse esporte. As comparações com o surfista Gaspar, que o ator interpretou em Top Model (1989), não passam batidas.

"Fui convidado a fazer a série por causa de Top Model. O Juaca é meio que um Gaspar envelhecido, peguei coisas do outro personagem para compor este. Mas, apesar do surfe, os dois têm histórias muito diferentes: o Gaspar tinha cinco filhos, era um cara muito família; o Juaca perdeu um filho no mar e se culpa pela morte dele, então se isola do mundo", explica.

A vida de eremita de Juaca termina quando ele é procurado por Rafa (André Lamoglia), Jojó (Marino Canguçú) e Billy (Bruno Astuti). Os jovens querem ser treinados pelo ex-surfista para disputar o Caoss (Campeonato Anual de Ondas Super Surfe), um importante torneio realizado em Itacaré, na Bahia, que lança atletas brasileiros para as competições internacionais.

Contracenar com atores adolescentes reenergizou Maia. "É muito estimulante ver esse pessoal jovem, mas muito dedicado, empenhado em fazer um trabalho bonito, querendo dar o seu melhor. E eles me procuravam muito, pediam dicas de interpretação, queriam saber mais das técnicas. Eu era professor na série e exercia um pouco desse papel também fora dela", conta.

Apesar do sucesso com personagens surfistas, o ator revela que pegar ondas nunca foi seu forte. "Não gosto de nenhum esporte que você precisa carregar alguma coisa, no caso, a prancha. Mas eu sou apaixonado pelo mar, adoro nadar. Minha relação com o oceano ajudou muito na construção do Juaca. Porém, de surfista mesmo, eu não tenho nada (risos)", se diverte. 

Marino Canguçú, Nuno Leal Maia, André Lamoglia e Bruno Astuti dançam o haka em Juacas

O afastamento de cinco anos da televisão, segundo Maia, não foi intencional nem representa uma aposentadoria, mas uma falta de convites. "Aposentado eu já estou, graças a Deus, mas sigo na atividade. Continuo buscando bons papéis e esperando propostas interessantes", diz o ator de 69 anos.

Em seu hiato televisivo, ele chegou a recusar um papel no espetáculo O Que Terá Acontecido a Baby Jane?, com Eva Wilma e Nicette Bruno. "Queria muito fazer a peça, mas precisaria viajar o país inteiro e eu não podia", conta ele, que preferiu ficar no Rio de Janeiro para cuidar da mãe, Alcídia, que sofria com doença de Alzheimer. "Inclusive, ela morreu enquanto eu filmava a série", ressalta.

Segunda produção nacional do Disney Channel, Juacas será exibida às 19h, de segunda a sexta. Os episódios são reprisados às 23h do mesmo dia e, no sábado, em uma maratona das 15h às 17h30.

A primeira temporada conta com 26 episódios e a participação especial de surfistas profissionais como Marina Werneck, Teco Padaratz e Filipe Toledo. Para uma eventual segunda temporada, Nuno só tem um pedido: "Um par romântico para o Juaca. Acho que faz falta nesse primeiro ano (risos)", brinca.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.