Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Violência na TV

Público americano vê uma arma a cada três minutos em séries de TV

Divulgação/CBS

A atriz Jorja Fox como Sara Sidle, no episódio Girls Gone Wild, da 14ª temporada de CSI, uma das séries mais violentas - Divulgação/CBS

A atriz Jorja Fox como Sara Sidle, no episódio Girls Gone Wild, da 14ª temporada de CSI, uma das séries mais violentas

REDAÇÃO

Publicado em 9/12/2013 - 16h48
Atualizado em 9/12/2013 - 19h00

O telespectador norte-americano de séries em TV aberta vê uma arma de fogo (revólver, metralhadora) ou branca (faca, espada) a cada três minutos. É o que revela um estudo divulgado hoje (9) pelo Parental Television Council (PTC), entidade que realiza a classificação indicativa de televisão nos Estados Unidos.

O PTC fez uma pesquisa com sete séries violentas da TV aberta e sete da TV por assinatura. A pesquisa foi feita entre setembro e outubro. Concluiu também que as sete séries mais violentas da TV aberta norte-americana recebem uma classificação indicativa mais leve do que as sete séries mais violentas da TV paga, apesar de terem conteúdo similar. 

As séries analisadas na TV aberta foram Revolution, The Blacklist, Supernatural, Sleepy Hollow, CSI e Law & Order: SVU. Todas classificadas como TV-14. indicadas para maiores de 14 anos. São programas que podem conter diálogos vulgares e intensas situações de violência.

Entre as séries da TV paga foram analisadas American Horror Story, Breaking Bad, Sons of Anarchy, Copper, Justified, The Walking Dead e Bullet in the Face. Todas classificadas com TV-MA, indicadas para maiores de 17 anos. São programas que podem conter linguagem vulgar e violência explícita.

No período analisado, as séries da TV por assinatura apresentaram 1.482 cenas violentas, contra 1.392 nas séries da TV aberta. O PTC considerou como cenas violentas esfaqueamentos, tiroteios, estupros, decapitações, torturas, suicídios e mutilações.

O maior exemplo de violência na TV aberta destacado pelo levantamento é uma cena de Revolution, exibida pela rede NBC. Um personagem usa uma espada para cortar um homem ao meio, atinge o pescoço de outro e ainda apunhala nas costas um terceiro sujeito. O sangue jorra quando a espada sai do corpo da última vítima.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.