Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JEFFREY TAMBOR

Protagonista de Transparent é demitido após assediar transexuais da série

Divulgação/Amazon

O ator Jeffrey Tambor em cena da série Transparent, da Amazon: assédio pesou contra ele - Divulgação/Amazon

O ator Jeffrey Tambor em cena da série Transparent, da Amazon: assédio pesou contra ele

REDAÇÃO

Publicado em 15/2/2018 - 18h40

O ator Jeffrey Tambor não participará da quinta temporada da premiada série Transparent. A notícia foi confirmada na tarde desta quinta-feira (15) pela Amazon, que exibe a produção em sua plataforma de streaming. Tambor foi demitido após ser acusado de assediar sua assistente sexual e uma atriz do elenco, ambas transexuais.

Em novembro, o ator de 73 anos negou as denúncias e disse que é uma pessoa "de temperamento difícil, mas jamais um predador". Apesar disso, anunciou que deixaria o elenco da série por achar que o clima nos bastidores seria insustentável. No mês seguinte, voltou atrás: seu agente informou que ele continuaria em Transparent.

A Amazon anunciou que completou sua investigação interna com a equipe da série e que decidiu demitir o ator, que não terá qualquer envolvimento com os próximos episódios da série.

"Eu tenho muito respeito e admiração por Van Barnes e Trace Lysette, cuja coragem em falar sobre suas experiências em Transparent é um exemplo de liderança neste momento da nossa cultura", disse a criadora da série, Jill Soloway, em referência às duas transexuais que acusaram o ator.

"Nós agradecemos pelo apoio da população trans, que abraçou nossa visão para Transparent desde a concepção da série. Ficamos de coração partido por causa da dor e do sentimento de traição que a situação delas gerou na comunidade. Vamos tomar medidas definitivas para nos certificamos de que o ambiente de trabalho reflita a segurança e a dignidade de cada indivíduo, e estamos dando passos para nos curarmos como uma família", continuou Jill em nota divulgada à imprensa.

Transparent ganhou o Globo de Ouro de melhor série de comédia em sua primeira temporada, e Tambor foi eleito o melhor ator na mesma premiação. Nos dois anos seguintes, tanto a produção quanto o astro foram indicados, mas não levaram os troféus. Em 2016 e 2017, Tambor foi premiado com o Emmy por sua atuação.

As denúncias contra o ator não são os únicos problemas enfrentados pela Amazon na onda de acusações de assédio sexual. O chefão da gigante de streaming, Roy Price, foi demitido depois de ser acusado de assédio pela produtora Isa Dick Hackett, da série The Man in the High Castle.

Principal concorrente da Amazon, a Netflix também afastou o protagonista de sua principal série, House of Cards, pelo mesmo motivo. Kevin Spacey foi acusado de assediar sexualmente um menor de idade na década de 1980 e, depois que o abusado se pronunciou, dezenas de outras pessoas (inclusive da equipe da série) denunciaram Spacey por abuso.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.