Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Psicanálise

Primeira série bilíngue da HBO, O Hipnotizador retoma a terapia na TV

Divulgação/HBO

O ator argentino Leonardo Sbaraglia em O Hipnotizador, nova série da HBO que estreia hoje (23), às 21h - Divulgação/HBO

O ator argentino Leonardo Sbaraglia em O Hipnotizador, nova série da HBO que estreia hoje (23), às 21h

JOÃO DA PAZ

Publicado em 21/8/2015 - 12h57
Atualizado em 23/8/2015 - 8h52

Com um protagonista ao mesmo tempo terapeuta e showman, a primeira série bilíngue da HBO, O Hipnotizador, retoma a temática de Sessão de Terapia, produção do canal GNT que foi ao ar entre 2012 e 2014. Na atração latino-americana, que estreia hoje (23), às 21h, na HBO, a psicanálise acompanha as sessões de regressão, técnica que leva uma pessoa a reviver memórias por meio da hipnose. 

O ator argentino Leonardo Sbaraglia (indicado ao Emmy Internacional de 2010 por Epitáfio), interpreta o sombrio e calculista Arenas, personagem adaptado da HQ El Hipnotizador, dos conterrâneos Pablo de Santis e Juan Sáenz Vicente. Expert em buscar o mais profundo do inconsciente do ser humano, Arenas auxilia voluntários a se livrar de pensamentos tenebrosos do passado e a entender seus sonhos.

O Hipnotizador apresenta uma estrutura comum a outras produções: um homem estranho que chega em uma cidade qualquer (exemplo: Wayward Pines). Ele se hospeda em um hotel misterioso, em um local fronteiriço e indefinido, onde os habitantes falam dois idiomas, o espanhol e o português. A série tem legendas quando os personagens falam espanhol.

Arenas vai atrás de um teatro em que possa fazer suas apresentações. Lá, passa ser a grande atração, dividindo espaço com dançarinas sensuais, com uma cantora desafinada e com uma pitonisa (mulher que prevê o futuro) de quinta categoria.

A série tem outra fórmula popular da TV, apresentada de forma mais clássica em produções policiais: a história procedural (exemplo: a franquia CSI). Ela se dá quando um problema é apresentado, investigado e resolvido em um único episódio. Assim será com O Hipnotizador. Arenas vai tratar uma pessoa a cada capítulo. 

O ator Chico Diaz interpreta Darek, o antagonista de Arenas em O Hipnotizador

Na trama que permeia todos os episódios, Arenas vai se deparar com outro hipnotizador. Adepto da psiquiatria, Darek, interpretado pelo brasileiro Chico Diaz, sabe aplicar as mesmas técnicas utilizadas por Arenas, mas não acredita que a hipnose seja algo exato, completo em si. Ele tem um passado obscuro com Arenas.

O Hipnotizador foi filmado em Montevidéu, Uruguai, com produção da brasileira RT/Features (do filme Tim Maia). Tem na direção Alex Gabassi (da série Psi) e no elenco, além de Diaz e Sbaraglia, Bianca Comparato (da novela Sete Vidas), que trabalha no hotel em que Arenas se hospeda, e Juliana Didone (da novela Os Dez Mandamentos), a domadora de serpentes Lívia.


Programa: O Hipnotizador. Estreia: 23/8

Quando: domingos, às 21h

Onde: HBO


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.