EXCLUSIVO

Por que Game of Thrones está fora da lista das 25 séries mais vistas da TV?

Divulgação/HBO

A atriz Sophie Turner em Game of Thrones; série líder em pirataria passa em branco na TV - Divulgação/HBO

A atriz Sophie Turner em Game of Thrones; série líder em pirataria passa em branco na TV

DANIEL CASTRO e JOÃO DA PAZ - Publicado em 21/12/2016, às 06h01

Uma das séries mais comentadas nas rodas de conversas, escolhida a melhor pelo público que votou no Troféu UOL TV e Famosos 2016, Game of Thrones não está entre as 25 mais assistidas no Brasil no ano que está terminando, de acordo com ranking obtido com exclusividade pelo Notícias da TV.

A cultuada produção da HBO não aparece na lista por dois motivos: é exibida por um canal premium, que cobra assinatura à parte, e porque é a mais pirateada do mundo. Pesquisas mostram que cada episódio de GoT tem mais de 1 milhão de downloads ilegais no planeta, quase o dobro da "vice-campeã", The Walking Dead (600 mil). Ou seja, a série é muito vista, mas não em sua primeira exibição na TV paga.

Todas as 25 séries do ranking (veja abaixo) são exibidas por canais básicos. O levantamento considerou apenas a audiência da primeira veiculação de cada episódio, e os dados se referem ao público de 18 a 49 anos, de ambos os sexos, que são o alvo desse tipo de produção. Programas humorísticos, como Vai que Cola (Multishow), não foram considerados.

The Walking Dead ocupa as duas primeiras posições da lista, com a sétima e a sexta temporada, respectivamente. A grande surpresa é a vice-liderança de Um Contra Todos, série nacional também exibida pela Fox.

A série sobre o apocalipse zumbi é a mais vista desde 2013, quando o Notícias da TV começou a publicar o ranking. Os oito primeiros episódios da atual safra de Walking Dead foram vistos por 489 mil telespectadores em média em todo o país. Pelo menos 698 mil pessoas adultas sintonizaram cada episódio durante pelo menos um minuto (alcance).

A presença no topo do ranking de Um Contra Todos, série estrelada por Julio Andrade sobre um advogado que é condenado injustamente e vira criminoso na cadeia, surpreendeu a própria Fox, que já produz uma segunda temporada, a estrear na metade de 2017. 

Chamam a atenção no ranking o bom desempenho de Supernatural (Warner), que já está na 12ª temporada é foi a terceira mais vista no ano, e a supreendente audiência dos episódios de estreia de Máquina Mortífera (Warner), baseada na franquia de filmes iniciada em 1987.

Mesmo encerrada há quase dois anos, a comédia Two and a Half Men (2003-2015) continua atraindo centenas de milhares de telespectadores. Cravou a nona posição no levantamento.

Outro aspecto do ranking é o predomínio de produções sobre super-heróis. Cinco séries desse nicho estão entre as 25 mais vistas: Flash, Supergirl, Legends of Tomorrow, Gotham e Arrow.

Confira a lista das séries mais vistas em 2016 na TV paga brasileira:


Observações: Os dados, expressos em pontos, foram transformados em número de telespectadores seguindo critério do Ibope; os números se referem ao público de 18 a 49 anos, ambos os sexos, dos 15 mercados medidos pelo Ibope. Foram consideradas apenas as primeiras exibições de cada episódio no ano


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

A volta das ex

Raj (Kunal Nayyar) reencontra ex-namoradas em episódio de The Big Bang Theory - Divulgação Quatro atrizes voltarão ao elenco de The Big Bang Theory para reviverem suas participações especiais na série. No episódio que vai ao ar nos Estados Unidos no próximo dia 2, as quatro ex-namoradas de Raj ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

O que você espera do BBB 17?

Redes sociais

Últimas notícias