Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Última temporada

No final, Leftovers deixa o público sem respostas para não repetir erro de Lost

Fotos: Divulgação/HBO

O ator Justin Theroux em imagem da terceira e última temporada de Leftovers, drama da HBO - Fotos: Divulgação/HBO

O ator Justin Theroux em imagem da terceira e última temporada de Leftovers, drama da HBO

JOÃO DA PAZ

Publicado em 16/4/2017 - 7h14

O produtor Damon Lindelof sofre críticas até hoje pela última temporada de Lost (2004-2010), série que ele ajudou a conceber. A produção tentou explicar todos os mistérios da enigmática ilha em que foi encenada, mas fracassou na execução. Em The Letfovers, que entra na última temporada a partir deste domingo (16), o mesmo Lindelof optou por não responder as grandes perguntas.

Nos oito episódios finais da trama apocalíptica da HBO, o público ficará apenas com o desenvolvimento dos personagens, como eles reagem ao iminente fim do mundo. Não haverá explicações sobre como se deu o desparecimento repentino de 2% da população mundial. Tudo vai continuar confuso e messiânico.

A história dá um salto de três anos em relação à temporada passada e mostra os habitantes da fictícia cidade de Jarden, no Texas, a duas semanas de mais um fatídico 14 de outubro, o sétimo aniversário do inexplicável arrebatamento (o sumiço sem deixar rastros de 2% das pessoas, o que causou profundo impacto nas vidas dos 98% que restaram).

O drama explora as diferentes formas de lidar com a aproximação da data. Enquanto uns ignoram e tocam suas vidas normalmente, outros acreditam que será esse dia, de fato, o fim do mundo. Os adeptos da segunda opção se baseiam na Bíblia e chegam a deturpá-la para justificar sua crença.

Leftovers sempre trouxe doutrinas cristãs. Na despedida, aumenta o tom apologético. Passagens famosas da Bíblia sobre o arrebatamento, registradas no Evangelho de Lucas e no livro de Daniel, por exemplo, são citadas logo no primeiro episódio, para dar ao telespectador uma noção do que está por vir.

Ao mostrar o nascimento da seita Guilty Remnant (algo como remanescentes culpados), aquela na qual os integrantes não falam e vivem fumando cigarros, há uma referência ao surgimento da Igreja Adventista. A série volta dois séculos no tempo e mostra os fundadores do grupo acreditando que o mundo acabaria em 16 de abril de 1844. Nada aconteceu e mudaram a data para agosto do mesmo ano. E nada.

O adventismo foi um movimento interdenominacional surgido nos Estados Unidos, com cerca de 100 mil fiéis, que acreditaram na profecia da volta de Jesus em 22 de outubro de 1844. A previsão, inspirada em um versículo do livro de Daniel, passou a ser conhecida como o Grande Desapontamento.

Personagem de Christopher Eccleston, o pastor Matt ficará mais fanático no final da série

Novo messias
As distorções da Bíblia chegam até ao protagonista da trama. O cunhado do xerife Kevin Garvey Jr. (Justin Theroux), o reverendo Matt Jamison (Christopher Eccleston), entra em uma onda fanática, relembrando grandes eventos bíblicos que ocorreram em um intervalo de sete anos, para pregar o fim do mundo no próximo 14 de outubro _o de 2018.

Ele escreve um novo evangelho, inspirado em Kevin, e o elege um messias. O xerife foi alçado a santo por ter sobrevivido a três acidentes quase fatais: levou um tiro, escapou de um afogamento e ficou ileso após tomar veneno.

Na mídia dos Estados Unidos, a terceira temporada de Letfovers está sendo tratada como "espetacular" (Variety) e "esplêndida" (New York Magazine) _os críticos norte-americanos assistiram a sete dos oito episódios. O segundo ano também foi altamente elogiado, mas ficou fora das grandes premiações da TV, como Emmy e Globo de Ouro.

TUDO SOBRE

HBO

Lost

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.