Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Santo Forte

Menino de Central Brasil cresce e interpreta taxista paranormal

Divulgação/AXN

Vinicius de Oliveira como o taxista João da Cruz Forte na série Santo Forte, que estreia hoje (30) no AXN - Divulgação/AXN

Vinicius de Oliveira como o taxista João da Cruz Forte na série Santo Forte, que estreia hoje (30) no AXN

DANIEL CASTRO

Publicado em 30/8/2015 - 8h40

Em 1998, com apenas 13 anos, Vinicius de Oliveira encantou o mundo ao dar vida ao menino Josué de Central do Brasil, filme de Walter Salles que se tornou um marco do cinema nacional. A saga do garoto que seduziu a personagem de Fernanda Montenegro em uma jornada em busca do pai venceu o festival de Berlim e o Globo de Ouro e quase faturou um Oscar. Desde então, Vinicius atuou em várias novelas (a última foi O Rebu) e filmes, mas nunca mais brilhou. Aos 30 anos, o ator ganha hoje nova chance: estreia seu primeiro protagonista na TV com Santo Forte.

Na série nacional que o canal AXN apresenta logo mais, às 21h, Oliveira interpreta um taxista paranormal e superpoderoso. Ao receber o dinheiro de seus passageiros, ele tem a capacidade de perceber que a pessoa enfrenta um problema grave, como, por exemplo, uma idosa que é agredida por um agiota. Com a parceria de um pai de santo, ele tenta ajudar a pessoa, mas não é um herói convencional. "O que o personagem mais quer ele nunca alcança", avisa o criador da série, o norte-americano Marc Bechar.

Produção da Moonshot (a mesma de Sessão de Terapia), Santo Forte é um produto bem nacional _apesar do roteirista e da estrutura narrativa americanos. Traz um taxista de "corpo fechado", que se envolve com os passageiros, e faz suspense com elementos de religiões afro-brasileiras, misturando candomblé e umbanda com espiritismo.

Dez anos atrás, um "acontecimento grave e fundamental" deu a João da Cruz Forte, o taxista de Vinicius de Oliveira, a missão de ajudar seus passageiros, a conexão com o pai de santo Celso (Thiago Justino) e o poder de sobreviver a um ataque de tiros. O roteirista Bechar, no entanto, trata essas habilidades como "bênção, poder e maldição". Nem sempre elas trarão um desfecho feliz. No cotidiano, a paranormalidade acaba afastando João de sua família, aumentando as cobranças da mulher evangélica, Dalva (Laila Garin).

Santo Forte conta uma história por capítulo. No arco narrativo principal, mostrará ao longo dos 13 episódios os segredos que envolvem o taxista e seus superpoderes. Para tanto, contará com um repórter investigativo, Fábio (Gulherme Dellorto).

A série foi quase toda gravada em locações e externas do Rio de Janeiro, em uma linguagem realista, com uma fotografia de "filme noir carioca", na definição do diretor João Machado.

Todas as cenas foram captadas em apenas 11 semanas, em jornadas de 12 horas de trabalho. Escolhido entre 45 outros candidatos, Vinicius de Oliveira está em 80% das cenas. "O processo de filmagem foi super-intenso", lembra o ator. "Às vezes, gravávamos cenas de quatro episódios diferentes em um dia, então a maior preocupação era contar uma história consistente", diz ele, adepto do candomblé.

Santo Forte será exibida todos os domingos, a partir de hoje (30), às 21h, no AXN.

Vinicius de Oliveira e Fernanda Montenegro em Central do Brasil, filme de 1998

Assista ao trailer da série:


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.