Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Pesquisa

Mais da metade dos telespectadores de 'séries negras' são brancos

Divulgação/ABC

O ator Anthony Anderson em cena da comédia Blackish, série que valoriza a cultura negra  - Divulgação/ABC

O ator Anthony Anderson em cena da comédia Blackish, série que valoriza a cultura negra

JOÃO DA PAZ

Publicado em 17/2/2017 - 12h28

Mais da metade dos telespectadores de séries com protagonistas negros são pessoas brancas. É o que revela uma pesquisa da instituto Nielsen, que mede a audiência da TV nos Estados Unidos, sobre a diversidade do público norte-americano. Os dados indicam que os investimentos em "séries negras", como Atlanta, têm um apelo mercadológico que ultrapassa o nicho racial.

Produção que valoriza a cultura negra em uma sociedade racista, Blackish é a que atrai o maior número de brancos. De cada 100 telespectadores, 79 tem a pele clara. Muito elogiada pela mídia especializada, a comédia aborda de maneira leve (mas sem perder o tom crítico) questões polêmicas, como a violência policial.

As séries da produtora Shonda Rhimes com mulheres negras também têm predominância branca na audiência. Liderada por Viola Davis, no papel de uma genial advogada criminalista, How to Get Away with Murder é vista mais por brancos (69%) do que por negros. Mesmo fenômeno se repete com Scandal (68% de brancos), com Kerry Washington no papel principal.

"Os dados mostram uma tendência contrária à observada na sociedade norte-americana, que cada vez está mais dividida", diz Andrew McCaskill, vice-presidente de comunicação e marketing da Nielsen. "Histórias com personagens negros estão quebrando barreiras e atraindo audiência diversificada."

Das "séries negras" pesquisadas pela Nielsen, somente Empire fechou o ano com maioria de telespectadores negros: 63%.

A mistura de público dá resultado para esse tipo de atração. Das cinco séries com maior audiência na TV aberta norte-americana, entre o público adulto, três têm protagonistas negros: Empire, 24 Horas: O Legado e This is Us (inédita no Brasil).


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.