OS REIS DO NORTE

Descubra Vikings, a Game of Thrones da vida real que inspira até novela da Globo

Fotos: Divulgação/History Channel

Batalhas grandiosas e sangrentas são destaques da série Vikings, baseada em fatos reais - Fotos: Divulgação/History Channel

Batalhas grandiosas e sangrentas são destaques da série Vikings, baseada em fatos reais

LUCIANO GUARALDO - Publicado em 14/12/2017, às 05h48

Batalhas sangrentas, muito sexo e disputa pelo trono, em uma trama repleta de mitologia e violência. Parece Game of Thrones, mas é Vikings. Em sua quinta temporada, a produção tem conquistado fãs a cada episódio e deve ser ainda mais comentada após a estreia de Deus Salve o Rei, próxima novela das sete da Globo, em janeiro. O autor da trama, Daniel Adjafre, afirmou na semana passada que a série é uma de suas principais referências.

Vikings conta a história de personagens que realmente existiram. É centrada na figura de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), um dos mais famosos heróis nórdicos. Ele era chamado de expurgo da Inglaterra e da França, tamanha a influência do guerreiro nas pilhagens feitas nos dois países.

A série começa no ano de 793, no início da era dos vikings, quando Lothbrook ainda é um mero fazendeiro. Mas sua fama como guerreiro faz com que ele cresça em hierarquia até se tornar rei da Escandinávia. Ao lado dele, estão seu irmão, o sanguinolento Rollo (Clive Standen), e suas duas mulheres, a guerreira Lagertha (Katheryn Winnick) e a princesa Aslaug (Alyssa Sutherland).

Ao longo das temporadas, Vikings começa a mostrar também as aventuras dos filhos de Ragnar: Bjorn (Alexander Ludwig), Ivar (Alex Høgh), Hvitserk (Marco Ilsø) e Ubbe (Jordan Patrick Smith), cada um com seus problemas e relacionamentos.

A série é exibida pela Fox Premium 2, nas madrugadas de quarta para quinta, à 1h. Os últimos episódios também ficam disponíveis no Now, plataforma de vídeo sob demanda das operadoras Net e da Claro TV.

Confira algumas curiosidades sobre Vikings e descubra a série:

O ator Gabriel Byrne interpretou Haraldson, o rei da Dinamarca, no primeiro ano de Vikings

Elenco premiado
Como Game of Thrones, Vikings conquistou atores de peso para interpretarem papéis secundários, ou que ficam na trama com destaque por apenas uma ou duas temporadas. Gabriel Byrne, ganhador do Globo de Ouro e indicado a dois Emmys por seu papel em In Treatment (2008-2010), interpretou o rei da Dinamarca.

Já a atual temporada conta com o reforço de Jonathan Rhys Meyers, vencedor do Globo de Ouro pela minissérie Elvis (2005) e indicado duas vezes por sua atuação em The Tudors (2007-2010). Vikings, aliás, marca o reencontro de Meyers com Michael Hirst, criador das duas séries históricas.

Nos livros de história, Lagertha (Katheryn Winnick) nada teve a ver com o viking Ragnar 

Real, mas fictícia
Nos Estados Unidos, a série é exibida pelo History Channel, que apostou em Vikings como sua primeira série roteirizada. Assim, há uma preocupação em retratar personagens e situações que aconteceram de verdade, aliadas a uma dramaturgia ficcional para deixar a trama mais interessante.

As evidências de que Ragnar Lothbrok existiu mesmo são inegáveis. Já sua primeira mulher, Lagertha (que tem posição central em Vikings), é uma personagem retirada da coletânea Gesta Danorum (Feito dos Dinamarqueses, em tradução livre), que relata a história da Dinamarca. A guerreira nada teve a ver com os feitos do viking.

Intérprete do construtor de navios Floki, Gustaf Skarsgård dá aulas de prosódia para o elenco

Ajudinha sueca
Como boa parte do elenco de Vikings é composta por norte-americanos e ingleses, o sueco Gustaf Skarsgård, que interpreta Floki, acabou assumindo de forma não oficial a função de instrutor de prosódia dos colegas. Ele se senta com os atores e ensina a forma correta de falar os termos e nomes escandinavos presentes no roteiro.

Gustaf, como o sobrenome entrega, é irmão dos atores Alexander Skarsgård (de True Blood e Big Little Lies) e Bill Skarsgård (de Hemlock Grove e It: A Coisa). Os três são filhos do veterano Stellan Skarsgård (de Thor, Mamma Mia e Piratas do Caribe).

Travis Fimmel (à esq.) e Alexander Ludwig: pai e filho na ficção, separados por apenas 13 anos

Jovem demais para ser pai?
O ator Travis Fimmel é apenas 13 anos mais velho que Alexander Ludwig, que interpreta seu primogênito, Bjorn _Fimmel tem 38 anos, Ludwig tem 25. Já a intérprete da mãe de Bjorn, Lagertha, Katheryn Winnick, tem 39.

A pouca diferença de idade entre pais e filho pode parecer estranha para o público, mas era uma prática comum na época dos vikings: os guerreiros nórdicos consideravam que a vida adulta começava com a puberdade. Portanto, se casar e ter filhos ainda na adolescência era a regra.

Notícias da TV Recomenda

Vikings

Vikings

Ficha técnica: Aventura, Histórico, Irlanda/Canadá, 2013. Criação: Michael Hirst. Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Gustaf Skarsgård, Alexander Ludwig. Disponível no Now.

Sinopse: A série mostra a história do viking Ragner Lothbrok (Travis Fimmel), um dos mais conhecidos heróis nórdicos e considerado o flagelo da Inglaterra e da França. Entre o romance com Lagertha (Katheryn Winnick) e a relação com os três filhos, há guerras, destruição e muita pilhagem.

Assista agora no NOW

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

It: A Coisa

It: A Coisa

Ficha técnica: It. Terror. EUA, 2017, 135 min. Direção: Andy Muschietti. Elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard, Sophia Lillis. Disponível no Now.

Sinopse: Na pequena cidade de Derry, crianças começam a desaparecer misteriosamente, deixando para trás apenas um rastro de sangue. Sete crianças acostumadas a sofrer bullying dos valentões locais se unem para investigar o caso e acabam se deparando com um palhaço demoníaco, Pennywise (Skarsgård).

Por que assistir: Baseado em um livro clássico do rei do terror, Stephen King, It: A Coisa se tornou o filme do gênero mais visto dos cinemas na história, com mais de US$ 690 milhões (R$ 2,2 bilhões) nas bilheterias do mundo todo. O longa também foi indicado a prêmios especializados no gênero terror e recebeu elogios por seu elenco infantil, repleto de promessas (inclusive Finn Wolfhard, o Mike de Stranger Things).

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Plastificada

Fabíola Reipert com a Cobra Judite; ela voltará das férias com sem rugas no rosto - Reprodução/RecordTV Jornalista que vive cutucando as celebridades que apelam ao bisturi para aparentarem mais jovens, a fofoqueira Fabíola Reipert trocou suas férias no Balanço Geral por uma temporada em uma famosa clínica de cirurgia plástica de ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Mais um BBB vem por aí e...

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook