Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Raíssa Venâncio

Descontrolada na adolescência, atriz agora dá dicas de economia na TV paga

Divulgação/TV Escola

A atriz Raíssa Venâncio interpreta Fê, protagonista youtuber de $100 Neuras, da TV Escola - Divulgação/TV Escola

A atriz Raíssa Venâncio interpreta Fê, protagonista youtuber de $100 Neuras, da TV Escola

FERNANDA LOPES

Publicado em 10/8/2017 - 5h58

Raíssa Venâncio começou a trabalhar aos 12 anos de idade, com o pai, mas confessa que teve dificuldades para aprender a lidar com dinheiro. Na adolescência, se considerava "descontrolada". Hoje, aos 24 anos, a atriz dá aulas descoladas de finanças no programa $100 Neuras, que estreia nesta quinta (10) na TV Escola. Feita para adolescentes, a atração tratará de vários assuntos relacionados a dinheiro e consumo.

"Na minha adolescência, fui muito desorganizada com dinheiro. Sou muito relapsa nessas coisas, de não ter controle, não ter boa memória. De alguns anos para cá, comecei a ter um domínio maior e isso fez toda a diferença. Aprendi muita coisa fazendo a série, isso é muito curioso. Tem muita coisa que aplicando, foi muito legal pra mim numa questão pessoal", conta.

A atriz já saiu da faixa etária que constitui o público alvo de $100 Neuras, mas alega que esse tipo de conteúdo não é ensinado nas escolas. A maioria dos adolescentes termina o ensino médio sem ter noção de juros, descontos no salário e como funciona um empréstimo, por exemplo.

Para não deixar o programa de 13 episódios com cara de aula monótona, o canal decidiu se inspirar em grandes ídolos dos adolescentes atualmente: os youtubers. A protagonista Fê, interpretada por Raíssa, cria um canal em e grava tudo em seu quarto.

A produção da série deixou até o cenário com detalhes imperfeitos de luz e enquadramento para tudo parecer mais real e caseiro_como no YouTube.

"Às vezes alguém dava algum palpite de luz, de câmera, falava 'mas isso está errado'. A gente respondia que não, é para chegar no real. Pegamos referências para mostrar os perrengues que youtubers passam no dia a dia, não só na questão de grana. Todos os episódios ensinam muita coisa, tanto técnicas como na maneira de pensar mesmo", diz Raíssa, que é colega da youtuber bem-sucedida Kéfera desde as aulas de teatro.

Raíssa já esteve envolvida em outras produções da TV paga mais preocupadas com a estética artística, como As Canalhas (2013-2015) e Amor Veríssimo (2014-2015), ambas do GNT.

Agora, além de explicar conceitos com os quais os adolescentes terão que lidar no futuro, ela quer também passar uma perspectiva sobre consumo consciente, o tema que mais lhe emocionou.

"É uma coisa que impacta muito no mundo, muda a forma como a gente vive e se relaciona com o meio ambiente. É pensar sobre o que a gente está consumindo, como a gente é influenciado a consumir. O programa é um começo de conversa sobre coisas que podem se desenvolver pra outros lugares", acredita.

$100 Neuras vai ao ar todas as quartas-feiras na TV Escola, a partir das 18h30 _a estreia, excepcionalmente, será hoje, no mesmo horário.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.