Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Aniversário de 20 anos

De pai drag queen a casamento gay; veja sete tabus da série Friends

Reprodução

A atriz Kathleen Turner como Charles Bing, o pai drag queen de Chandler, em cena de Friends - Reprodução

A atriz Kathleen Turner como Charles Bing, o pai drag queen de Chandler, em cena de Friends

JOÃO DA PAZ

Publicado em 5/9/2014 - 13h42
Atualizado em 6/9/2014 - 5h41

No próximo dia 22, será celebrado o 20° aniversário da exibição do primeiro episódio de Friends nos Estados Unidos. Mesmo sendo uma série de comédia, Friends abordou temas polêmicos (e sérios) ao longo das dez temporadas (1994-2004) que a fizeram um dos programas de maior sucesso em todos os tempos. Desde o relacionamento entre professor e aluna, passando por um pai drag queen e um casamento homossexual, a série sobre o cotidiano de seis amigos em Nova York abordou assuntos tabus na TV.

A estreia nos Estados Unidos, em 1994, teve uma audiência gigantesca: 21,5 milhões de telespectadores. E a produção conseguiu se manter perdo disso ao longo dos dez anos que esteve no ar. Sucesso no Brasil, onde já foi exibido pelo SBT e RedeTV!, Friends até hoje faz parte da programação do Warner Channel. No próximo dia 27, o canal pago exibirá um maratona com 20 episódios da série, a partir das 14h, para comemorar os 20 anos.

Veja os sete principais tabus apresentados em Friends:

Mãe beija melhor amigo do filho

A mãe de Chandler Bing (Matthew Perry), Nora Tyler Bing (Morgan Fairchild), é uma escritora famosa de livros eróticos. No episódio The One with Mrs. Bing, ela está em Nova York para participar do talk show de Jay Leno e aproveita a estadia para visitar o filho. Enquanto isso, Ross Geller (David Schwimmer) enfrenta dificuldade em superar sua paixão não correspondida por Rachel Green (Jennifer Aniston). Nora conversa com Ross sobre esse problema e afirma que ele é mais atraente do que o cara (Paolo, interpretado por Cosimo Fusco) com quem Rachel está. Nora vai dar um beijo na bochecha de Ross e depois o beija na boca (foto acima). Joey presencia a cena. Ross e Chandler são amigos desde o ensino médio.

Casamento lésbico

Duas afiliadas da rede NBC decidiram não exibir o episódio The One with the Lesbian Wedding, devido à controvérsia sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Carol Willick (Jane Sibbett, à direita na foto acima) e Susan Bunch (Jessica Hecht, à esquerda na foto) oficializaram a união e permaneceram como personagens secundários durante as temporadas seguintes. Isso porque Carol já foi casada com Ross e tem um filho com ele: Ben. Um dos pontos positivos foi mostrar toda a cerimônia sem diferença do que é visto em festas mais tradicionais. O casamento é destacado no livro All The Rage: The Story of Gay Visibility in America (Toda Fúria: A História da Visibilidade Gay na América), de 2003.

Relacionamento com homem (bem) mais velho

No episódio The One Where Ross and Rachel... You Know, Monica Geller retoma contato com médico Richard Burke (Tom Selleck, foto acima) e organiza um buffet para o oftalmologista. Richard é um antigo amigo dos pais de Monica. Os dois passam a flertar e acabam saindo para um encontro. Após muita indecisão, Monica decide contar aos seus pais que está namorando Richard. Antes de saber da novidade, a mãe de Monica, Judy Geller (Christina Pickles), pergunta se o filho de Richard está solteiro, pois os dois poderiam se envolver.

Irmã grávida do irmão

Phoebe Buffay (Lisa Kudrow, foto acima) recebe a visita do seu irmão Frank Buffay Jr. (Giovani Ribisi) e sua companheira, Alice Knight (Debra Jo Rupp). O casal diz a ela que acabaram de se casar. Phoebe então pergunta que se há algo que ela possa fazer. Sem pestanejar, eles pedem que Phoebe seja barriga de aluguel, pois não podem ter filhos. Phoebe fica confusa, mas no final das contas decide “dar esse presente” ao irmão e faz a inseminação artificial. Nove meses depois, no episódio The One with the Triplets (100º episódio da série), Phoebe dá à luz trigêmeos, filhos do seu irmão.

Professor sai com aluna

Professor da universidade de Neva York, Ross descobre ao ler uma prova de uma aluna que tem uma admiradora. A estudante Elizabeth Stevens (foto acima) o chama para um encontro. Ele fica em dúvida e se preocupa sobre o que as pessoas vão falar do possível relacionamento entre professor e aluna e se o namoro vai contra as regras da instituição. Ross e Elizabeth decidem ficar juntos, e essa união traz uma curiosidade: no episódio The One Where Ross Meets Elizabeth’s Dad, aparece o ator Bruce Willis fazendo o papel de pai da garota, Paul Stevens.

Romance entre chefe e funcionário

Rachel precisa contratar uma secretária. Ela está prestes a chamar Hilda (Jean St. James), que mostrou ter todas as qualidades para o cargo. Porém, no final do processo seletivo, um homem aparece para ser entrevistado: Tag Jones (Eddie Cahill, foto acima à direita). Bonito, charmoso e jovem, Tag chama a atenção de Rachel e ela fica balançada em contratar uma pessoa competente para a vaga ou optar pelo galã. Rachel contrata Tag. Quatro episódios depois (The One Where Chandler Doesn’t Like Dogs), eles se beijam e começam um caso.

Pai drag queen

Chandler, além de ter uma mãe liberal, tem um pai transformista (Charles Bing, interpretado por Kathleen Turner, foto acima). O casamento dele com Monica está prestes a acontecer, e ela pergunta por que seu pai ainda não respondeu se vai ou não para a cerimônia. Chandler, então, revela que ainda não enviou o convite, porque seu pai o envergonha. Monica decide leva-lo até Las Vegas para encarar o sogro de frente. O casal aparece no show de Helena Handbasket, nome artístico de Charles, que não sabe do casamento do seu filho. Surpreso, ele aceita o convite e comemora o reencontro com Chandler cantando It’s Raining Men, "hino" gay.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.