Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PENÚLTIMO EPISÓDIO

Daenerys vira vilã e Game of Thrones perde 7 personagens; saiba quem morreu

Reprodução/HBO

A atriz Emilia Clarke em cena do quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones, o penúltimo da série - Reprodução/HBO

A atriz Emilia Clarke em cena do quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones, o penúltimo da série

JOÃO DA PAZ

Publicado em 13/5/2019 - 0h00
Atualizado em 13/5/2019 - 4h53

[Atenção: este texto contém spoilers]

No penúltimo episódio de Game of Thrones, sete personagens morreram na batalha pelo Trono de Ferro. Todos, direta ou indiretamente, ligados à loucura de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), que botou fogo em King's Landing inteira. Ela deixou de vez a pinta de mocinha e assumiu o papel de vilã.

A contagem de mortos do episódio exibido de ontem (12), intitulado de The Bells (Os Sinos) é a seguinte: Lorde Varys (Conleth Hill), Euron Greyjoy (Johan Philip Asbaek), Qyburn (Anton Lesser), Cão de Caça (Rory McCann), Montanha (Hafthor Július Bjornsson), Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) e Cersei Lannister (Lena Headey).

O eunuco careca foi o primeiro a se despedir. Ele foi condenado à morte por Daenerys, antes dela partir rumo à capital de Westeros. A sentença veio porque Lorde Varys estava cheio de planos contra a loira e tramava algo para colocar Jon Snow (Kit Harington), esse sim o herdeiro legítimo do Trono de Ferro, como comandante dos Sete Reinos.

E não é que Varys estava certo? Daenerys realmente perdeu o juízo e agiu inconsequentemente incendiando King's Landing, matando milhares de pessoas para destronar Cersei (Lena Headey). Até Jon Snow finalmente percebeu que sua tia e ex-amante não está mais agindo racionalmente. Caiu a ficha de que ele se apaixonou pela pessoa errada...

Aquele que se achava o rei, só que da cocada preta, Euron Greyjoy foi finalizado por Jaime Lannister em um duelo cara a cara. O marinheiro metido à besta chegou a ferir o regicida, mas o Lannister conseguiu desferir um golpe de espada certeiro no peito de Euron.

O coitado de Qyburn partiu dessa para a melhor ao se intrometer na briga dos irmãos Cão de Caça e Montanha. O Mão da Rainha Cersei levou um peteleco de Montanha e bateu a cabeça ao cair de uma escada, enquanto a Fortaleza Vermelha se despedaçava com os constantes ataques do dragão Drogon e suas chamas ardentes e destruidoras.

Após isso, ocorreu um grande confronto aguardado pelos fãs, o tal do Clegane Bowl, o Super Bowl de Game of Thrones. Os irmãos Sandor Clegane (Cão de Caça) e Gregor (Montanha) trocaram socos e empurrões em uma luta de tirar o fôlego.

Ambos pareciam indestrutíveis, resistindo a furo no olho, estrangulamento e até facada na cabeça. Eles só morreram quando o Cão de Caça agarrou o irmão e ambos pularam abraçados de uma torre, aterrissando em meio a entulhos de King's Landing em chamas.

Por fim, os irmãos gêmeos e amantes, Jaime e Cersei, morreram abraçadinhos, soterrados pelos destroços da Fortaleza Vermelha. De certa forma, a promessa final contra Cersei, de que ela seria morta por um dos seus irmãos, foi cumprida. Mas ao invés de ser algo brutal, como um assassinato ou coisa parecida, Game of Thrones escolheu que os dois deveriam morrer abraçados.

O que esperar do final?

O último episódio de Game of Thrones promete colocar de lados opostos os últimos Starks contra Daenerys. Jon Snow testemunhou de perto a barbaridade que foi a decisão de Dany de matar milhares de pessoas inocentes. Ele viu mulheres, crianças e pessoas indefesas perderem a vida e recuou.

Como a relação entre os dois azedou, seria justificável Jon Snow, o herói da série (ao menos por enquanto), fazer algo para tirar Daenerys de King's Landing, afinal ele é o herdeiro do Trono de Ferro.

Com certeza, Jon Snow terá o apoio de Sansa, sua irmã, que não vai muito com a cara da Mãe dos Dragões. E Arya pode se juntar e formar um trio, pois grande parte da desgraça feita por Daenerys foi vista pelos olhos da guerreira, que já salvou Westeros de um inimigo (Rei da Noite) e agora pode ter a oportunidade de ser uma heroína novamente.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.