Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Comédia nerd

Como a amizade de Penny e Sheldon explica a essência de Big Bang Theory

Imagens: Divulgação/CBS

Kaley Cuoco e Jim Parsons em The Big Bang Theory; amizade de Penny e Sheldon ajuda a entender a série - Imagens: Divulgação/CBS

Kaley Cuoco e Jim Parsons em The Big Bang Theory; amizade de Penny e Sheldon ajuda a entender a série

JOÃO DA PAZ

Publicado em 15/5/2019 - 5h22

The Big Bang Theory chega ao fim nesta quinta (16) e entra para a história por quebrar visões negativas em relação a nerds e geeks, ridicularizados por valentões com comentários pejorativos (o chamado bullying). Uma amizade chave da série, entre Penny (Kaley Cuoco) e Sheldon Cooper (Jim Parsons), explica perfeitamente a essência da comédia.

Cada um representa parte do público da atração. Penny está do lado de fora do mundo nerd, cheia de malícia e com uma vida social efervescente. Sheldon é o cara inteligentíssimo e sabichão (nerd), fã de videogame, tecnologia e HQs (geek). A série cruzou o caminho dessas personalidades opostas e, ao longo de 12 temporadas, apresentou ao público uma lição de aceitação e respeito (mas sem perder a piada).

Do começo da série até o casamento de Sheldon e Amy (Mayim Bialik), o nerd e Penny enfrentaram muitas aventuras juntos. Nas primeiras temporadas, o público até torceu para os dois formarem um casal (Shenny), mas a garçonete escolheu o melhor amigo de Sheldon, o físico Leonard Hofstadter (Johnny Galecki).

Com seu jeito peculiar, cheio de regras e avesso ao contato humano, Sheldon era uma pessoa difícil de lidar. Penny tinha a capacidade de superar essa barreira e trocar momentos de afeto, como quando a loira cuidou dele, tratando com muito carinho o "pior paciente do mundo". A garçonete até passou pomada no peito do amigo.

Sheldon abraça Penny em Big Bang Theory: cena rara

Ele retornou o favor. Penny deslocou o ombro tomando banho e somente Sheldon estava por perto para ajudá-la. Totalmente sem jeito, ele se predispôs a cuidar da loira, mesmo sem saber o que estava fazendo. Mas a vizinha o guiou em cada passo. O nerd até teve de vesti-la para irem juntos ao hospital.

Esses tipos de interação em situações frágeis aproximavam ainda mais os dois, que em conversas entendiam como era o mundo sob o ponto de vista de alguém tão diferente.

Eles ficaram tão chegados que Penny deu um presente de Natal inesquecível para o geek: um guardanapo autografado por Leonard Nimoy (1931-2015), o Spock de Jornada nas Estrelas. Sheldon retribuiu com algo ainda mais raro: um abraço.

Aula de física e teatro

Penny e Sheldon sempre se ajudaram quando um precisava do outro. Um dos exemplos mais hilários se deu quando a loira, desolada com o rumo de sua vida, afogou as mágoas com um jogo online, no qual ficou viciada e teve de pedir dicas para Sheldon o tempo todo.

Dois momentos importantes mostraram a afeição que construíram um com o outro. Ciente de que não tinha a mente mais brilhante do mundo, Penny pediu a Sheldon uma aula de física para que ela pudesse ter assunto para impressionar Leonard. Embora Sheldon, como professor, parecesse mais um torturador, ela aprendeu algumas coisinhas que de fato deixaram Leonard, seu futuro marido, embasbacado.

Como contraponto, Sheldon foi atrás dos dotes de atriz de Penny, que tinha o sonho de entrar na indústria hollywoodiana. O nerd virou professor universitário para alunos que buscavam um doutorado e recebeu uma enxurrada de críticas da classe. Para corrigir seu comportamento robótico e arrogante, ele pediu aulas de atuação e Penny aceitou, ensinando algumas técnicas de improviso ao amigo.

A improvável amizade entre os dois começou escorregadia. Sheldon achava que Penny era suja e promíscua por sair com muitos homens. Já para a loira, o nerd era um pé no saco. Após brigas e muitos perrengues, eles se tornaram melhores amigos. Penny agora trata Sheldon como um filho, sempre preocupado com o bem-estar dele. E o geek encontrou na loira um porto-seguro para sua falta de tato.

A comédia The Big Bang Theory termina nesta quinta (16), na rede americana CBS. No Brasil, o fim da série será exibido no próximo dia 2, às 22h, na Warner.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.