Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Unbreakable Kimmy Schmidt

Comédia ingênua da Netflix aposta em romance gay na segunda temporada

Reprodução/Netflix

O ator Tituss Burgess em episódio da segunda temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt  - Reprodução/Netflix

O ator Tituss Burgess em episódio da segunda temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt

JOÃO DA PAZ

Publicado em 14/4/2016 - 12h13

Depois de receber sete indicações ao Emmy em 2015, a comédia mais ingênua da Netflix está de volta. Nesta sexta (15), todos os 13 episódios da segunda temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt entram no ar com a mesma perspicácia que conquistaram a admiração do público e da crítica no ano passado. Desta vez, a série produzida por Tina Fey, sobre uma mulher que é mantida 15 anos presa em um bunker por um pastor apocalíptico, aposta em uma trama adicional: um romance gay envolvendo um dos personagens mais queridos. 

Melhor amigo da protagonista, Kimmy (Ellie Kemper), o ator, cantor e dançarino Titus Andromedon (Tituss Burgess) passa a namorar Mikey (Mike Carlsen), operário da construção civil. Mikey, ironicamente, apareceu na primeira temporada dando uma típica cantada de pedreiro em Kimmy. A relação entre Titus e Mikey reforça uma das mensagens da série: a importância de ser você mesmo.

Antes de se aventurar nesse romance, Titus tem de colocar fim em outra relação. Ele se casou há 17 anos (quando ainda usava seu nome verdadeiro, Ronald Wilkerson) com Vonda (Pernell Walker), e os dois ainda são oficialmente são marido e mulher. O divórcio encoraja Mikey a assumir sua homossexualidade. Por trabalhar em uma construção, um ambiente altamente machista, Mikey tem medo de revelar sua orientação sexual.

O discurso "seja você mesmo" é adotado por outros personagens, como se fosse um mantra. A ideia é que eles mantenham suas reais personalidades em meio ao caos que os rodeia. Isso se personifica em Kimmy, a mulher-toupeira, que tem uma crença forte na bondade das pessoas e quase não enxerga a malícia, resultado dos 15 anos que viveu enclausurada em um abrigo nuclear, enganada por um pastor (interpretado por Jon Hamm) que dizia que o mundo tinha acabado em bomba atômica.

Divulgação/Netflix

A atriz Ellie Kemper em episódio da segunda temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt

Enquanto a inocência de Kimmy continua inabalada, a socialite Jacqueline White (Jane Krakowski) não percebe que é incapaz de manter o mesmo estilo de vida que levava na primeira temporada. Ainda que Kimmy não seja mais sua empregada, é a ela que Jacqueline recorre para tudo, desde cuidar dos filhos a resolver um problema com seu dente.

Independentemente da relação turbulenta entre as duas, Kimmy consegue contagiar Jackie com sua gentileza. Em uma ação inesperada, a socialite ajuda uma recepcionista de uma clínica odontológica que ela havia humilhado horas antes. O salto da moça quebra dentro de um ônibus, e Jacqueline, cheia de compaixão, fica descalça e doa seus sapatos caríssimos. É o "efeito Kimmy".

Tom crítico

Unbreakable Kimmy Schmidt apresenta temas polêmicos com piadas politicamente incorretas. A segunda temporada continua a tratar da questão indígena, focando na família biológica de Jacqueline, hoje loira e branca de tanta cirurgia plástica e spa de beleza.

A série fala também da obsessão das pessoas por religião, parodiando a Cientologia com uma seita chamada Cosmetologia (da qual uma das amigas de Kimmy se torna integrante). E traz, além da homofobia sofrida por Mikey, o ódio inconsequente de internautas, que proliferam comentários raivosos nas redes sociais.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.