Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Oscar da TV

Atores de Game of Thrones quebram aliança à la Friends no Emmy; entenda

Divulgação/HBO

Emilia Clarke e Kit Harington em Game of Thrones; dupla acha que pode entrar no Emmy como protagonistas - Divulgação/HBO

Emilia Clarke e Kit Harington em Game of Thrones; dupla acha que pode entrar no Emmy como protagonistas

JOÃO DA PAZ

Publicado em 24/4/2018 - 13h22

A principal premiação da TV americana terá uma mudança significativa neste ano. Emilia Clarke e Kit Harington decidiram entrar no Emmy como protagonistas de Game of Thrones, e não coadjuvantes. Até então, o elenco do maior drama da atualidade se inscrevia como atores secundários, igual o sexteto de Friends (1994-2004) fez por muito tempo.

São os atores quem escolhem em qual categoria vão concorrer. Emilia e Harington quebraram um pacto que haviam firmado Lena Headey, Sophie Turner, Maisie Williams, Nikolaj Coster-Waldau e Peter Dinklage. Esses vão continuar arriscando como coadjuvantes. Deles, o único vencedor no Emmy é Peter Dinklage, com duas estatuetas.

A dupla de atores que interpreta tia e sobrinho (e amantes!) na série fantasiosa deve se dar mal com essa mudança. Emilia, a Daenerys Targaryen, teria até uma chance de entrar como coadjuvante, repetindo indicações recebidas em 2016 e 2015 _Game of Thrones não teve elegibilidade para disputar o Oscar da TV do ano passado.

Na categoria principal, todas as indicadas do ano passado têm grandes chances de voltarem em 2018, menos uma: Robin Wright, a Claire Underwood de House of Cards, que teve a estreia de sua sexta e última temporada adiada.

Essa vaga tem tudo para ser preenchida por Claire Danes, de Homeland. Vencedora de duas estatuetas (2012 e 2013), a atriz esteve ausente no ano passado. A sétima temporada da trama de espionagem é uma das melhores, de acordo com a mídia especializada, e ela merece ao menos uma indicação.

Quem brigou na categoria de melhor atriz em 2017 e deve retornar: Elisabeth Moss (The Handmaid's Tale), Viola Davis (How to Get Away with Murder), Claire Foy (The Crown), Keri Russell (The Americans) e Evan Rachel Wood (Westworld).

Os fãs de Emilia Clarke têm de torcer muito e desejar boa sorte para atriz, porque até as candidatas que correm por fora são de peso, como Laura Linney (Ozark), Sandra Oh (Killing Eve), Maggie Gyllenhaal (The Deuce), Mandy Moore (This Is Us) e Holly Hunter (Here and Now).

Sabe de nada, Jon Snow
Embora haja três vagas na categoria de melhor ator, inegavelmente Kit Harington teria mais chances como coadjuvante do que como principal. Os concorrentes do ano passado que estarão ausentes na premiação em setembro são Bob Odenkirk (a quarta temporada de Better Call Saul ainda não estreou), Anthony Hopkins (saiu de Westworld) e Kevin Spacey (demitido de House of Cards).

Nas apostas de quem deve concorrer ao prêmio, especialistas de TV dos sites Yahoo! e Entertainment Weekly colocam Harington na corrida. Mas ele não aparece em outras listas, que destacam novos nomes, como Freddie Highmore (The Good Doctor), Donald Sutherland (Trust), Ed Harris (Westworld), Jason Bateman (Ozark) e Jonathan Groff (Mindhunter).

Os indicados no ano passado com chance de voltar: Sterling K. Brown (This Is Us), Matthew Rhys (The Americans), Liev Schreiber (Ray Donovan) e Milo Ventimiglia (This Is Us).

Tanto Emilia quanto Harington tem de contar com a boa memória dos votantes, pois a temporada de Game of Thrones que entra neste Emmy é a sétima, que terminou há oito meses.

Os indicados para a 70ª edição do Emmy serão conhecidos em 12 de julho. O evento para anunciar os vencedores será realizado em 17 de setembro.

Estratégia Friends
Durante sete anos, os seis atores de Friends (Matthew Perry, David Schwimmer, Matt LeBlanc, Courteney Cox, Lisa Kudrow e Jennifer Aniston) concorriam ao Emmy como coadjuvantes. Schwimmer, Lisa e Jennifer conseguiram nove indicações ao todo nesse período, com apenas uma vitória: em 1998, com Lisa.

Em 2002, a partir da oitava temporada, o sexteto se inscreveu como protagonista e quem se deu bem foi Jennifer, vencedora logo no primeiro ano da nova estratégia. Em três premiações com esse modelo, foram sete indicações para os atores da comédia, divididas entre LeBlanc, Perry e, claro, Jennifer.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.