13 Reasons Why

Assinada por vencedores do Oscar, novo drama teen é cartilha anti-bullying

Fotos: Divulgação/Netflix

A atriz Katherine Langford é a protagonista de 13 Reasons Why, nova série da Netflix - Fotos: Divulgação/Netflix

A atriz Katherine Langford é a protagonista de 13 Reasons Why, nova série da Netflix

JOÃO DA PAZ - Publicado em 31/03/2017, às 05h20

Assinada pelo diretor e por um dos produtores do filme Spotlight: Segredos Revelados, vencedor do Oscar de 2016, a série 13 Reasons Why estreia nesta sexta (31) na Netflix com um futuro promissor. A trama é uma cartilha anti-bullying e mostra como o assédio impacta na vida da vítima e pode resultar em uma fatalidade. Na produção, uma adolescente comete suicídio e explica os motivos da decisão em fitas cassetes nas quais destrincha como cada pessoa ao seu redor contribuiu para seu fim trágico.

A crítica norte-americana elegeu o drama teen como a terceira melhor série do ano, novata ou veterana, atrás apenas da terceira temporada de American Crime e da quinta de The Americans, segundo dados do site Metacritic, que compila análises dos principais veículos de entretenimento dos Estados Unidos. 

A trajetória da jovem Hannah Baker (Katherine Langford), estudante de uma escola de ensino médio do Estado da Califórnia, tem como base o livro homônimo, intitulado no Brasil de Os 13 Porquês, que foi best-seller no jornal New York Times em 2011. Os episódios seguem a mesma estrutura da publicação, sem enrolação e direto ao ponto.

A história de 13 Reasons Why é contada pelo ponto de vista de Clay Jensen (Dylan Minnette)

O telespectador notará isso logo nos primeiros dois capítulos, justamente os dirigidos por Tom McCarthy, o mesmo de Spotlight (2015) _ele ganhou o Oscar de melhor roteiro pelo filme. São 13 lados de fitas cassetes, e cada um deles trata de uma personagem que Hannah julga como culpado por seu suicídio, somando 13 motivos para a tragédia.

O conteúdo delas é revelado sob o ponto de vista de Clay Jensen (Dylan Minnette), amigo da garota, que ouve as fitas e vai descobrindo o que cada pessoa fez de tão grave para magoar Hannah.

Como cada capítulo é dedicado a uma parte das fitas, e a um personagem, a série traz o elemento da expectativa para saber quem será o assunto daquele lado.

Personagens clássicos de séries e filmes adolescentes ambientados em uma escola aparecem bem representados na trama: do atleta metido a gostosão à menina tímida que esconde sua homossexualidade, passando pelo aluno novo misterioso.

Nesse clima, diversos estigmas sociais são apresentados, tanto pela ótica do agressor quanto do agredido. Temas como preconceito contra gays, invasão de privacidade, machismo e assédio a mulheres estão em 13 Reasons Why.

Com um elenco predominantemente estreante, 13 Reasons Why tem no time de produtores-executivos o cineasta Steve Golin (Spotlight) e a cantora e atriz Selena Gomez, da série Os Feiticeiros de Waverly Place (2007-2012).

A Universal Studios comprou os direitos do livro em 2011 para fazer um filme com Selena no papel de protagonista. O projeto não se concretizou e ganhou vida em formato de série concebido pela produtora Anonymous Content, a mesma de Mr. Robot, True Detective e The Knick (2014-2015).

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

+ Lidas

Bloco de Notas

Premier League

O técnico Pep Guardiola em entrevista a João Castelo-Branco, da ESPN - Reprodução/ESPN A ESPN anunciou nesta quarta-feira (28) que renovou os direitos de transmissão da Premier League no Brasil até 2022. O Campeonato Inglês já faz parte da programação do canal há 15 temporadas. Assim como a ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Quem você torce para vencer o Show dos Famosos?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook