Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

O Hipnotizador

Após superar coma, ator brasileiro fica cego para gravar série paranormal

Divulgação/HBO

O ator Fernando Alves Pinto em cena como o personagem Morton de O Hipnotizador - Divulgação/HBO

O ator Fernando Alves Pinto em cena como o personagem Morton de O Hipnotizador

FERNANDA LOPES

Publicado em 29/10/2017 - 7h05

Depois de ficar em coma e sentir seu espírito deixar o corpo, o ator Fernando Alves Pinto teve que passar por uma experiência radical em O Hipnotizador. Para gravar a segunda temporada da série, que estreia neste domingo (29) na HBO, Pinto usou lentes de contato que o deixaram cego. Na produção, sobre eventos paranormais em um povoado uruguaio, o ator de 48 anos interpreta um pianista que não enxerga.

"O que mais me influenciou foi colocar as lentes. Eu via um pouquinho a luz, mas não enxergava. É muito interessante você se entregar cego. Eu sabia que ninguém da equipe ia deixar eu me machucar, tinha sempre alguém. Mas tinha o fato de estar num ambiente onde se falava mais espanhol", conta.

"Lá, falavam muito mais rápido, não estava familiarizado. Eu entendia 30% e, quando você entende pouco, vai se desligando. Eu ficava completamente alheio ao meu exterior, não enxergava e não entendia o que estavam dizendo. Estava só suspeitando do que acontecia ao meu lado", completa o ator.

Na preparação para o personagem Morton, Pinto também conversou com sua prima, Martha Nowill, diretora do documentário Dorina - Um Olhar para o Mundo (também da HBO). Dorina Nowill (1919-2010) foi uma importante educadora e ativista dos direitos de deficientes visuais, responsável pela popularização e implementação de livros e cardápios em braile e criação de leis e institutos de educação para cegos.

Essa foi a segunda ajuda que o ator recebeu da família Nowill. Em 1996, ele sofreu um acidente de bicicleta e ficou dez dias em coma. Um dos médicos que o ajudou a superar o trauma foi Alexandre Nowill, filho de Dorina. Alves Pinto demorou um ano para recuperar a memória, mas se lembra de uma experiência sobrenatural que teve nesse período.

"Tive a sensação extracorpórea [quando a pessoa sente que saiu do próprio corpo]. Isso é factual para mim, é sensorial. Eu senti, eu sei. As imagens que eu tenho dessa época são traduções do meu racional, não são exatas. O extracorpóreo é indescritível, e a fantasia é maravilhosa", afirma.

divulgação/HBO

Morton (Fernando Alves Pinto) conversa com Arenas (Leonardo Sbaraglia) em O Hipnotizador

Ilha hipnotizada
Pinto diz ter curiosidade de passar por uma sessão de hipnose, tema central de O Hipnotizador, criada em 2015. A primeira temporada da série da HBO foi toda baseada na história em quadrinhos argentina de mesmo nome, sobre um hipnotizador assombrado por seus próprios pesadelos, que ajudava a desvendar mistérios das pessoas.

Na segunda temporada, toda a trama e os personagens são novos, exceto pelo protagonista. O hipnotizador do título é Arenas (Leonardo Sbaraglia), que chega em uma ilha uruguaia chamada Puente Blanco. Ele percebe situações estranhas que acontecem com habitantes do local, e ao mesmo tempo é acusado de ser o causador de algumas delas.

Os oito episódios irão ao ar na HBO aos domingos, a partir das 23h.

TUDO SOBRE

HBO

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.