Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Santa Clarita Diet

Amiguinha do E.T. vira zumbi tarada e justiceira em nova série

Imagens: Divulgação/Netflix

Drew Barrymore come carne crua em cena de Santa Clarita Diet, nova série da Netflix - Imagens: Divulgação/Netflix

Drew Barrymore come carne crua em cena de Santa Clarita Diet, nova série da Netflix

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 2/2/2017 - 5h57

Conhecida por viver a pequena Gertie no filme E.T. – O Extraterrestre (1982), Drew Barrymore é a grande estrela de Santa Clarita Diet, série que a Netflix estreia nesta sexta-feira (3). Na produção, a atriz marcada por papéis doces, como a romântica Josie de Nunca Fui Beijada (1999), a decidida Dylan de As Panteras (2000) e a desmemoriada Lucy de Como Se Fosse a Primeira Vez (2004), vive uma corretora de imóveis do subúrbio que se transforma em zumbi.

Logo no primeiro episódio, a personagem de Drew, Sheila Hammond, morre em uma cena escatológica em que vomita em todo o quarto e o banheiro da casa que ela e o marido, Joel (Timothy Olyphant, de Justified), tentam vender. Mas Joel e a filha do casal, Abby (Liv Hewson), nem têm tempo para lamentar: Sheila desperta da morte como se nada tivesse acontecido _e sem nenhuma explicação.

A nova vida da corretora traz mudanças físicas e psicológicas: além de não ter sangue nas veias nem conseguir se machucar, Sheila liberta todos os sentimentos que conteve durante a vida. Assim, não reprime xingamentos, fala o que lhe vem à cabeça e está sempre pronta para fazer sexo com o marido _antes, ela era certinha, desanimada e suas relações sexuais ficavam restritas a ocasiões especiais.

O mais preocupante, porém, é a mudança nos hábitos alimentares de Sheila: como todo zumbi, ela começa a ter fome de carne humana, o que gera problemas para a família Hammond, já que cadáveres não são tão frescos para o exigente paladar da mulher recém-transformada.

Quando ela e Joel percebem que precisarão matar outras pessoas para comê-las, os dois criam uma regra ética: será melhor eliminar cidadãos ruins, como pedófilos e traficantes. Assim, a zumbi se torna uma espécie de justiceira do subúrbio, sempre tentando esconder a verdade da filha, para não traumatizá-la.


Timothy Olyphant e Drew Barrymore, como Joel e Sheila, vestidos para as ações justiceiras 

Enquanto Sheila sacia sua fome e se alimenta de criminosos, Joel tenta encontrar uma cura para a situação nada usual da mulher, com a ajuda do filho do vizinho, Eric (Skyler Gisondo), jovem nerd viciado em quadrinhos de temática zumbi _ou seja, o maior especialista sobre o assunto disponível para a família por ali.

Sátira ao subúrbio
Não espere de Santa Clarita Diet uma nova versão de The Walking Dead: a série da Netflix é uma comédia de humor negro que utiliza a transformação de Sheila em zumbi para fazer uma sátira ao comportamento norte-americano, em especial à vida nos subúrbios.  E, diferentemente dos zumbis da série exibida pela Fox, Sheila não fica com o corpo deteriorado.

A protagonista, por exemplo, bate partes dos corpos de suas vítimas no liquidificador e cria uma vitamina que lhe dá muita disposição para fazer caminhada, causando inveja nas vizinhas, que desejam sua receita secreta de dieta repleta de proteínas.

Joy Osmanski (à esq.), Mary Elizabeth Ellis e Drew Barrymore com sua famigerada vitamina 

Em Santa Clarita, há corrupção, infidelidade conjugal, sexualidade dúbia e muita hipocrisia nos personagens que rodeiam Sheila _e ela, seguindo os instintos despertados em sua transformação, não hesita em apontar (ou, em alguns casos, incentivar) tudo o que há de errado por ali.

É uma temática que já foi explorada em outras séries, como Weeds (2005-12) e Desperate Housewives (2004-12) _inclusive, Ricardo Chavira, que viveu Carlos Solis em todas as temporadas da série, aparece em Santa Clarita Diet como o vizinho dos Hammond, um policial que começa a desconfiar das atitudes do casal.

A mistura da crítica social com zumbis, porém, é inédita em séries e funciona bem, criando situações engraçadas e que prendem o público do início ao fim. Quem conseguir suportar a já citada cena em que Sheila vomita vai se deparar com uma série deliciosa. Muito melhor que os aperitivos devorados pela zumbi, é claro.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.