Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Primeiro Impacto

Sem bagagem, garoto de 18 anos enche telejornal do SBT de clichês

Reprodução/SBT

Eduardo Camargo no Primeiro Impacto de ontem: um menino comentando segurança pública - Reprodução/SBT

Eduardo Camargo no Primeiro Impacto de ontem: um menino comentando segurança pública

DANIEL CASTRO

Publicado em 14/10/2016 - 4h37

"Mais uma loucura". Foi assim que executivos do SBT reagiram ao saber que Eduardo Camargo, de apenas 18 anos, seria o novo apresentador do telejornal matinal Primeiro Impacto. As "loucuras" de Silvio Santos, que decidiu trocar jornalistas experientes por um menino de aparelho nos dentes, costumam fracassar na maioria das tentativas. Mas algumas delas funcionam. Foi nessas "loucuras" que surgiram, por exemplo, Gugu e Eliana.

Eduardo Camargo, até pela idade, era absolutamente desconhecido até a última quarta-feira, ironicamente Dia das Crianças, quando estreou no Primeiro Impacto. Foi sob esse anonimato que em abril ele disse no Twitter que seu futuro criador, Silvio Santos, tinha voltado de férias "mais gagá do que nunca".

Até virar âncora de telejornal, Camargo só tinha no currículo experiência numa TV nanica e como um personagem que não mostra o rosto, o tosco Homem do Saco do Fofocando, outra obra de Silvio Santos.

Dudu, como é chamado, tem boa voz e dicção. Seria um bom leitor de notícias. O problema é que o Primeiro Impacto sob sua tutela é um jornal de âncora, não de leitor de notícias. Dudu tem de opinar. Mas, com 18 anos, pouco estudo e pouca vivência, ele não tem muito o que dizer. Então diz clichês e repete preconceitos.

Ontem (13), por exemplo, soltou um "No Rio de Janeiro é bandidagem para todo lado". Quem conhece o Rio de Janeiro sabe que isso é um estereótipo. Dudu ainda tentou consertar, dizendo que São Paulo também tem bandidagem pra todo lado, mas só piorou as coisas.

Os comentários, quando não preconceituosos, são vazios, redundantes. "É impressionante a quantidade de assalto que tem na cidade", reclamou. "Que tragédia, não?", falou após noticiar a morte de um ciclista atropelado. "Que é isso? Bandido roubar igreja? Barbaridade, absurdo", indignou-se com uma notícia do Rio Grande do Sul. "Tá vendo, gente, muita palhaçada essa brincadeira", brincou com a onda de palhaços assustadores. "Eu sei que lá nos Estados Unidos o preço da banana é caro", acrescentou a uma reportagem.

A aparência baby face de Dudu Camargo não combina com o noticiário pesado que apresenta e comenta. Um garoto de 18 anos não sugere a credibilidade que o jornalismo pede _embora isso não seja problema para o SBT. A "loucura" de Silvio Santos pode estar criando um monstro, que, por enquanto, não fez os números do Ibope se alteraram. O Primeiro Impacto continua batendo na casa dos 2 a 3 pontos, longe da Record (entre 5 a 6) e da Globo (entre 9 e 12).


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.