Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Crítica | Bem x mal

Em Família começa a esquentar após briga entre Laerte e Virgílio

Reprodução/TV Globo

Gabriel Braga Nunes é ameaçado com uma espora por Humberto Martins em cena de Em Família - Reprodução/TV Globo

Gabriel Braga Nunes é ameaçado com uma espora por Humberto Martins em cena de Em Família

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 19/3/2014 - 18h06
Atualizado em 22/3/2014 - 14h36

Uma das principais características do melodrama, o maniqueísmo garante às novelas momentos de gloriosos embates entre mocinhos e vilões desde que o gênero é gênero. Ainda que ultimamente a ambiguidade dos personagens seja cada vez mais admirada, o público precisa ter a distinção de quem faz o bem e de quem faz o mal.

Em Família, por exemplo, começa a esquentar com a cena em que Virgílio (Humberto Martins) reencontra Laerte (Gabriel Braga Nunes) e joga em sua cara toda a raiva acumulada durante anos, exibida na quinta-feira (20). Embora na trama de Manoel Carlos não dê para dizer quem é mocinho e quem é vilão, a conduta canalha de Laerte na primeira fase faz com que o público se identifique mais com Virgílio e torça por ele. A cena da briga dos dois foi emblemática ainda por ter sido o momento em que o pacato Virgílio explode e põe para fora o que tanto o amargura. 

Também esquenta Em Família a ida de Shirley (Viviane Pasmanter) para o Rio de Janeiro e a presença dela cada vez mais constante no encalço de Helena (Julia Lemmertz), proporcionando ao telespectador duelos _verbais, vá lá_ entre as duas. Shirley tem ao seu lado o fato de carregar a ironia e um leve toque de humor, o que contribui para ganhar a simpatia do telespectador.

Vilões despertam a atenção do público justamente por exacerbarem aquilo que muitos deixam guardado dentro si. Suas atitudes são condenáveis, mas tudo o que dizem logo caem na boca do povo, vide os recentes sucessos de Carminha (Adriana Esteves) e Felix (Mateus Solano), em Avenida Brasil (2012) e Amor à Vida (2013), respectivamente.

Em Joia Rara, os arranca-rabos entre Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Franz (Bruno Gagliasso) têm rendido grandes momentos. Cada vez mais entregue à loucura obsessiva por Amélia (Bianca Bin), o vilão apronta poucas e boas para separar o casal. Faz intrigas, fofocas e armações. São suas ações tortas que movimentam a história e fazem o público torcer pelo amor do casal protagonista.

A pancadaria também é um ingrediente que tempera os dilemas existentes entre mocinhos e vilões. A catarse, aquele momento em que os mocinhos expurgam todo o fardo que carregam pelas armações dos vilões, é sempre esperada. São em cenas assim em que as mocinhas, por exemplo, vão à desforra com uma surra bem dada nas vilãs. Casos clássicos e memoráveis são o de Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Claudia Abreu), em Celebridade (2003), e Maria do Carmo (Susana Vieira) e Nazaré (Renata Sorrah), em Senhora do Destino (2004).

Nesse terreno, as mulheres largam em vantagem em relação aos homens, mas em Pecado Mortal, na semana passada, o público foi brindado com uma excelente cena em que Carlão (Fernando Pavão) fazia com que seu arquirrival Picasso (Victor Hugo) confessasse seus crimes em uma sequência longa e muito bem coreografada, em que não faltaram sopapos para contar história. É bem verdade que o recurso de fazer o vilão abrir sua caixa de pandora de crimes cometidos e depois revelar que estava sendo observado por testemunhas não é lá muito original _em A Favorita (2008), Donatela (Claudia Raia) fez o mesmo com Flora (Patricia Pillar).

Em tempos de personagens ambíguos, grandes duelos entre o bem e o mal sempre rendem grandes momentos para a teledramaturgia. E o público, assim como os mocinhos, se sente vingado, ainda que na ficção, por ver a supremacia do bem. 

LEIA TAMBÉM:

Em Família: Virgílio pede para Luiza fugir do 'risco' Laerte

Globo sacrifica nova série de Cauã Reymond às sextas-feiras

Silvio chama Helen de Ganzinha e pede para ver 'conteúdo'

No confronto entre três ex-CQCs, Gentili derrota Rafinha e Iozzi no Jô

André Marques volta quase irreconhecível no reality Superstar

Sexy, Monica Iozzi canta no Jô e detona olheira de William Waack

Em Família: Juliana avisa que se casará com Jairo e gera revolta

Record recicla documentário de 2009 em série sobre sequestros

Saiba quem são os finalistas do reality show de MMA da Globo

Em Família: Mais uma mulher se jogará nos braços de Laerte


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão


Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.