Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Guilhermina Libanio

Vítima de bullying, atriz de Malhação vira referência e pede mais gordas na TV

Divulgação/Globo

A atriz Guilhermina Libanio interpreta a personagem Úrsula em Malhação - Vidas Brasileiras - Divulgação/Globo

A atriz Guilhermina Libanio interpreta a personagem Úrsula em Malhação - Vidas Brasileiras

FERNANDA LOPES

Publicado em 6/5/2018 - 7h01

Guilhermina Libanio, 20 anos, é a única atriz gorda de sua geração em uma novela da Globo. Virou referência para jovens que buscam identificação. Protagonista desta quinzena de Malhação - Vidas Brasileiras, ela usou experiências pessoais para compor o papel de uma vítima de bullying e acha que ainda falta muita representatividade gorda nas novelas.

"Principalmente de gordas como protagonistas. Sinto falta de mulheres fazendo papéis em que ser gorda não é uma questão, entende? Eu espero que daqui pra frente possamos ver mulheres gordas, sensuais e bem-sucedidas, gordas fazendo a mocinha, a vilã. Vamos sair do estereótipo de gorda engraçada", clama.

Em Malhação, a personagem de Guilhermina é Úrsula, uma menina que sofre com a dificuldade de aceitar seu corpo e com o bullying dos colegas, que implicam com seu peso e sua gula. 

Guilhermina também já enfrentou problemas de autoestima por ter um corpo fora do padrão de beleza imposto pela sociedade. "Eu usei muito da minha vivência na Úrsula, acho que ir numa loja e não encontrar uma roupa do seu tamanho também é uma forma de repressão. Também pesquisei muito na internet. Fui atrás de blogueiras plus size, vi vídeos sobre gordofobia e amor próprio", conta.

Hoje, a própria Guilhermina que se tornou referência para meninas que acompanham Malhação e também sofrem gordofobia, como é chamado o preconceito com pessoas acima do peso. 

"Muitas meninas vieram falar comigo sobre a personagem, a falta de representatividade que elas sentiam e a importância de se ver na TV através da Úrsula. Tenho recebido muito carinho nas redes sociais e na rua. Ver meninas descobrindo o amor próprio através dessa personagem é especial demais", diz.

Esse é o primeiro trabalho de Úrsula na televisão e na vida _a jovem cursava faculdade de Artes Cênicas no Rio de Janeiro quando passou no teste para a personagem. Ela sonha em crescer na TV, fazer cinema e se espelha na protagonista de Onde Nascem os Fortes.

"Sempre fui mega noveleira, assistia todas as temporadas de Malhação. Uma personagem marcante de Malhação, que eu gosto muito, é a Lia, feita pela Alice Wegmann [em 2012]. Ela é uma atriz que me inspira muito", conclui.

Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.