Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Encarnação procura filho morto em barco de almas penadas

Renato Rocha Miranda/TV Globo

Selma Egrei (Encarnação) vai ver barco fantasma em Velho Chico, da Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo

Selma Egrei (Encarnação) vai ver barco fantasma em Velho Chico, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 12/4/2016 - 5h16

Uma embarcação fantasma vai arrepiar alguns personagens da novela Velho Chico. Nos próximos capítulos, a novela das nove ganha toques de realismo fantástico, e Encarnação (Selma Egrei) surgirá ouvindo o apito do barco. Ela começará a gritar o nome do filho morto, Inácio, e sairá no meio da noite para procurá-lo no rio São Francisco. Na história, o menino morreu afogado. O público, um cachorro e uma benzedeira também vão ver o Gaiola Encantado, nome do barco fantasma. "Na verdade não são pessoas e, sim, almas de ribeirinhos, pescadores e de todo povo do rio às quais o Gaiola Encantado faz a travessia", explica o roteiro da trama. 

O sumiço da mãe de Afrânio, agora interpretado por Antonio Fagundes, vai deixar as empregadas da casa apavoradas. Dalva (Mariene de Castro) será a primeira a dar conta da falta da patroa. Sem saber o que fazer, ela pedirá a ajuda de Doninha (Suely Bispo). Juntas, elas encontrarão a senhora de cem anos chorando, sozinha, à beira do rio. "Eu procurei meu filho em cada alma que esse Gaiola Encantado arrastou pelo rio. Ele não tava lá. Eu vi todas as vezes que esse Gaiola fez a travessia! Inácio não tava lá", dirá ela a Doninha.

Enquanto a empregada estiver tentando convencer Encarnação de que o espírito de Inácio está em um lugar melhor, a matriarca da família Sá Ribeiro vai dizer que sabe que Deus trouxe a alma dele de volta para ela. "Deus trouxe a alma de Inácio de volta em Martim [Lee Taylor]", dirá a matriarca, referindo-se ao bisneto, que brigou com o pai e estará viajando pelo mundo sem dar notícias. 

Assombrações

Na segunda fase da trama, que estreou ontem (11), a novela das nove contará com pinceladas de realismo fantástico. Além do Gaiola Encantado, Clemente (Julio Machado) também vai assombrar uma capela construída no local onde foi assassinado. 

Encarnação não será a única a ver a embarcação fantasma, por meio de cenas com o cachorro de um pescador e uma benzedeira, os autores da trama, Edmara Barbosa e Bruno Luperi Barbosa, vão explicar o que o Gaiola Encantado representa.  

Assim que mostrarem Encarnação sair andando para às margens do rio ao ouvir o apito do barco assombrado, ela aparecerá perguntando sobre o filho aos passageiros: "Cadê ele? Cadê meu filho? Cadê você, Inácio? Alguém viu meu filho?", gritará a mãe de Afrânio.

"Os passageiros do Gaiola seguem calados. Um deles meneia a cabeça em sentido reprobatório. Inácio não está ali. Encarnação sente um aperto no peito e um profundo pesar", indica o roteiro. Nisso, Dalva e Doninha chegam ao cais da fazenda. Da perspectiva delas, só se vê a figura da patroa entregue a esse instante de dor. As empregadas não veem o Gaiola Encantado nem escutam sua buzina.

Águas se agitam

Em outro ponto do rio São Francisco, Zé Pirangueiro (José Dumont) reclama dos latidos do cão Corvina. "Que é que foi? Parece que viu o Encantado?, dirá o pescador. O cachorro vai parecer apontar na direção da embarcação fantasma, mas Pirangueiro não vê nada. Em seguida, ele se arrepiará ao ver a marola no rio crescer, e o cachorro latir cada vez mais. "Ele dispara apreensivo até sair da rota de colisão do Gaiola e, então, respira aliviado", orienta o roteiro. 

Mais à frente, dona Ceci (Lucy Pereira) espera uma carona para fazer a travessia do rio. Ela carrega uma sacola com raízes, ervas e garrafada, os utensílios de sua medicina. Quando entra no barco, Ceci ouve o apito do Gaiola e se cala. "O olhar de Ceci para a embarcação é de admiração. Ela fica em silêncio, pasma e embevecida com isso. De seu ponto de vista é que vemos como é bonito o Encantado. Ela goza desse instante mágico que é ver o Encantado fazer a travessia das almas pelo rio, e nós também", descreve o roteiro. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.