Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Penúltima semana

Velho Chico: Afrânio fica louco, empareda quartos e fala com a mãe morta

Reprodução/TV Globo

Antonio Fagundes (Afrânio) terá atitudes insanas na novela Velho Chico, da TV Globo - Reprodução/TV Globo

Antonio Fagundes (Afrânio) terá atitudes insanas na novela Velho Chico, da TV Globo

REDAÇÃO

Publicado em 7/9/2016 - 8h02

O personagem de Antonio Fagundes vai ser castigado com a solidão na reta final de Velho Chico. O poderoso coronel se mostrará fragilizado com a morte da mãe e a partida de Iolanda (Christiane Torloni). Ele ficará sozinho no seu casarão, somente os empregados e Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) continuarão a viver lá. Nos capítulos da penúltima semana da trama, ele dará sinais de loucura ao conversar com Encarnação (Selma Egrei) e decidir emparedar os quartos da mãe, Martim (Lee Taylor) e de Inácio, o irmão que morreu afogado há mais de 60 anos.

O primeiro a perceber que o patrão está surtando será Cícero (Marcos Palmeira): "Regulâno direito das ideia ele num tá, que isso aí num é serviço de gente sã”, dirá o jagunço a Doninha (Suely Bispo) assim que ver o coronel exigir cimento e tijolos para lacrar o cômodo em que sua mãe dormiu por muitos anos. "Deus quêra que esse home tenha um dedo de sossego na vida, fio. Deus quêra", responderá a empregada.

No capítulo previsto para ir ao ar dia 23, Afrânio já terá enterrado Encarnação e Iolanda estará fazendo seu primeiro show em Salvador, bem longe dos olhos do marido. Ela irá embora de Grotas logo após o funeral da sogra, com o coronel dizendo que nunca irá perdoá-la por ser abandonado. 

O público o verá debilitado, entrando no quarto da mãe morta. "É a primeira vez que entro e saí desse quarto sem a senhora gritá comigo. Como queria ouvi seu grito, mainha, uma última vez que fosse pra dizê o que fosse, de preferência o que nunca dissêmo um pro ôtro. Queria sabê o que a senhora teria pra me dizê agora? Sabê o que fiz de tão errado", dirá ele, falando sozinho. 

"A senhora nem precisa dizê, que aqui em todo canto. Nesse silêncio, no vazio dessa casa, desse nome, dessa vida! Queria sabê se tem jeito de consertá minha vida, minha mãe? O jeito que tinha foi s’embora junto da senhora, de Iolanda e de Martim. Como pode a saudade ser assim tão torta? Como é que pode doê tanto a saudade de um filho, mainha? Como a senhora pode vivê com essa dor por tanto tempo se eu não consigo mais vivê com ela um só dia? Como, mainha?", falará o coronel, emocionando, contendo o choro.

Surto

Nessa cena, Afrânio vai constatar que Martim pode estar morto. O fotógrafo estará desaparecido há mais de uma semana, e uma investigação estará sendo feita. O público verá Carlos Eduardo o assassinar, mas isso será um mistério que ficará para ser desvendado pelos personagens da trama só na última semana.

Nisso, o coronel mudará o tom de frágil para o durão de sempre. Gritará o nome de Cícero e Doninha sem parar. A doméstica surgirá, e ele pedirá tijolos e muito cimento "pra ontem". "Parece que todo o povo dessa casa quando se foi, levô o juízo do coroné embora também", soltará ela, correndo para obedecer a ordem do patrão.

Afrânio falará que são as lembranças que pesam. "E que num quero convivê com elas todos os dia! Num quero recordá todos dias da minha vida o quanto que errei com essa família. Vô emparedá tudo que é pra dexá tudo como deve ser, pra dexá como mainha queria, cada coisa em seu lugar", vai disparar ele.

Cícero chegará. "É como ela queria, ficá do lado dele, não era? Do lado de Inácio e do lado de Martim!", falará o coronel. Cícero tentará impedir, mas Afrânio não dará ouvidos aos seus conselhos. Assim, ele começará a "sepultar" parte de sua casa e dos que ali viveram um dia. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.