Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Capítulos de 5 a 8/7

A Terra Prometida: Josué fica chocado em sua primeira conversa com Deus

Munir Chatack/Record

Sidney Sampaio (Josué) em cena de A Terra Prometida, nova novela bíblica da Record - Munir Chatack/Record

Sidney Sampaio (Josué) em cena de A Terra Prometida, nova novela bíblica da Record

REDAÇÃO

Publicado em 3/7/2016 - 7h56

RESUMO: Josué (Sidney Sampaio) será questionado por um grupo de hebreus se Moisés (Guilherme Winter) realmente está morto. Ele ficará chocado ao receber o primeiro chamado de Deus, que confirmará a morte de Moisés e o escolherá como o novo líder de seu povo. Josué receberá a ordem divina de unir os hebreus para passar pelo rio Jordão e conquistar Israel

Terça, 5/7 (Capítulo 1)

O comandante Tibar e muitos soldados cananeus observam Josué da muralha de Jericó, em Israel. Do outro lado da muralha, Josué, ao lado de Calebe, aguarda o momento certo para invadir. Nas ruas de Jericó, o povo reclama da falta de agua e comida. O rei ordena que qualquer manifestação deve ser punida com a morte. Os hebreus continuam marchando ao redor das muralhas até completar sete voltas. Josué avisa aos hebreus para não levarem nada de Jericó, a não ser os metais preciosos que vão para a Casa de Deus, e que os únicos cananeus que serão poupados são os da casa da prostituta Raabe marcada com um pano vermelho. No palácio, Tibar e seu filho Sandor recebem Aça, o informante hebreu que avisa que Josué invadirá e não poupará ninguém, apenas a casa da prostituta. Tibar reúne os soldados para matar Raabe. Sandor corre para avisar Raabe, levando-a para um lugar seguro. Tibar alcança Raabe e atira uma lança para matá-la. No alto das muralhas, alguns caldeirões de óleo fervente viram, derrubam o óleo quente pelo chão, e logo são engolidos pelas fendas que se abrem.  Os soldados cananeus recuam aterrorizados, gritando de pavor e tentam escapar das fendas. Passada a apresentação, a trama retorna ao tempo presente da novela. Em frente à grande tenda de Josué um grupo de hebreus cobra por um líder e questiona se Moisés morreu mesmo. Calebe e Eleazar dizem que Moisés escolheu Josué e que ele deve assumir a liderança. Deus conversa com Josué que fica atônito.

Quarta, 6/7 (Capítulo 2)

Deus dá a notícia a Josué da morte de Moisés e dá a ordem para ele e seu povo passarem pelo rio Jordão e conquistar Israel. Eliebe luta contra Tarik. Do alto da ribanceira, Josué salta sobre Tarik e os dois começam a lutar. Josué fere Tarik. Hebreus vencem a luta. Acã e seus filhos conspiram contra Josué. O novo libertador pede a Darda para tentar salvar o cananeu capturado. Aruna lamenta o incidente com Elieber. Acã e Eliazafe duvidam que os hebreus consigam atravessar o rio Jordão. Uma virgem é sacrificada na praça central de Jericó como parte do ritual sob os olhares da multidão, do rei Marek e da rainha Kalesi. Josué convoca os chefes das tribos Rúbem, Gad e Manassés para que eles encabecem o exército na travessia do rio Jordão na guerra contra os cananeus. Raabe é humilhada pelas pessoas no comércio da cidade de Jericó e se desespera ao ser ameaçada por Tibar. Ao saber das riquezas em Canãa, Acã decide apoiar Josué com segundas intenções. Raabe fica encantada com o poder do Deus dos hebreus. No palácio, o rei Marek é surpreendido com a visita de Racom. O soldado conta que os soldados foram mortos pelos hebreus e que Tarik foi capturado.

Quinta, 7/7 (Capítulo 3)

Furioso, o rei Marek avisa que se banhará no sangue dos hebreus. Elieber morre nos braços de Aruna. Tibar chega à estalagem de Farduk e força Raabe a se deitar com ele. Tarik nota a presença de Samara e a faz de refém, ameaçando-a com a faca. Samara grita pedindo a ajuda de Josué. Tarik pede um cavalo para a fuga, mas Josué exige que Samara seja libertada antes. Tarik tenta matar Samara, mas é atingido por uma flechada disparada pelo misterioso soldado mascarado. Tibar avisa que não é possível atacar todos os hebreus de uma só vez. O general aconselha o rei a começar atacando o líder Josué. Boã, Eliazafe e Haniel dizem a Josué que suas tribos participarão da guerra ao lado do líder hebreu. Josué declara o avanço à Terra Prometida de Canaã. Josué comenta sobre o soldado mascarado com Aruna, mas a moça desconversa. Racom e os oficiais cananeus matam dois soldados hebreus. Eles escondem os corpos e se disfarçam usando as roupas dos hebreus. Racom e os outros soldados invadem o acampamento e espreitam Josué.

Sexta, 8/7 (Capítulo 4)

Racom e os outros soldados cananeus espreitam Josué no acampamento hebreu. Kalesi escolhe algumas mulheres para satisfazerem o rei enquanto pede para Tupak beija-la. Merodaque ora aos Deuses pedindo a destruição de Josué. Josué elogia a habilidade de Aruna com a espada, para o incômodo de Samara. Enquanto caminha de volta para casa na companhia de Liora, Raabe é roubada e perde todas as moedas que ganhou na noite. Orias se revolta ao ver a filha chegando em casa sem dinheiro. Racom ordena que os soldados cananeus ateiem fogo na tenda de Quemuel. Josué ordena que ninguém saia da tenda em chamas. Tobias desobedece e deixa o local. Ferido, Tobias observa a luta escondido. Racom percebe que estão em desvantagem e ordena que seus homens recuem. Os guerreiros hebreus comemoram a vitória do confronto. Josué acorda e se depara com a mesa posta por Aruna. Acã conversa com seus filhos, Melquias e Gibar e afirma que Josué não é o melhor líder para os hebreus e seria melhor se ele fosse morto pelos cananeus. O líder dos hebreus avisa que é preciso atacar os cananeus para avançarem em direção à Terra Prometida. Alguns líderes tribais discordam. Firme, Josué avisa que aqueles que não aceitarem as ordens de Deus serão considerados traidores, desertores de Israel.


Capítulos fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso prévio


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.