Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A FORÇA DO QUERER

Sem nome na novela, terapeuta de Ivana só interpreta psicólogas e juízas

Reprodução/TV Globo

Ex-Pequenas Empresas, Ester Jablonski interpreta a psicóloga de Ivana em A Força do Querer - Reprodução/TV Globo

Ex-Pequenas Empresas, Ester Jablonski interpreta a psicóloga de Ivana em A Força do Querer

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 15/6/2017 - 7h05

A personagem vivida por Ester Jablonski em A Força do Querer sequer tem um nome nos roteiros, mas ocupa uma posição importante na novela de Gloria Perez: ela interpreta a psicóloga de Ivana (Carol Duarte) e vai ajudar a jogadora de vôlei a compreender sua transexualidade.

A atriz virou uma espécie de especialista no divã, já que também interpretou a terapeuta da alcoólatra Santana (Vera Holtz) em Mulheres Apaixonadas (2003) e de Tamara (Cleo Pires) e Penélope (Carolina Ferraz) em Haja Coração (2016).

"Acho que eu tenho uma cara séria (risos), por isso ficam me chamando para esses papéis", brinca Ester, também escalada frequentemente para interpretar juízas _a mais recente foi em A Lei do Amor (2016), no julgamento de Tião (José Mayer) por agressão a Jéssica (Marcella Rica) e na sentença de Ciro (Thiago Lacerda).

A terapia persegue Ester também fora da televisão: formada em medicina com especialização em psiquiatria, ela é casada com um psicanalista e, no início de maio, encerrou temporada da peça O Corpo da Mulher como Campo de Batalha, na qual sua personagem tratava da saúde mental de uma sobrevivente da Guerra da Bósnia.

Tanto tempo no divã da ficção tem colaborado no aprimoramento de sua profissão. "Interpretar psicólogas ajuda muito na disciplina da escuta, que para o ator é fundamental. No caso de A Força do Querer isso é muito forte, há até um conflito da personagem com a Ivana: ela acha que eu não a escuto, mas nem tudo o que a pessoa fala é o que você ouve, há um filtro do mundo", ressalta.

Apesar de a psicóloga não ter um nome, já que nos roteiros Gloria Perez se refere a ela apenas como "Psico", o consultório revela sua identidade. "Tem alguns objetos de cena que indicam que ela se chama Eva, então é com esse nome que trabalho. E é um nome curto, forte, trabalha a questão da primeira mulher [na Bíblia], do sexo, do gênero, dá uma base boa para a personagem. Eu achei muito bonito", elogia.

reprodução/tv globo

Ester na apresentação do Pequenas Empresas & Grandes Negócios: mais de 25 anos no ar

Musa do empreendedorismo
Antes de se especializar em psicólogas e juízas, Ester Jablonski era a cara e a voz do empreendedorismo no Brasil. Afinal, ela passou 25 anos à frente do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, exibido nas manhãs de domingo da Globo.

"Até hoje as pessoas me param na rua e se dizem surpresas, vão assistir ao programa e descobrem que eu não estou mais lá", lembra ela, que foi substituída por Lilian Fernandes (ex-RedeTV!) no comando da atração.

Agora, a atriz torce para que Eva ganhe espaço na trama conforme Ivana descobre que não se identifica com o próprio corpo e inicia sua transição para o gênero masculino. "Meu desejo e meu empenho são corresponder aos desejos da Gloria. Espero que ela goste e me mantenha na novela (risos)", diverte-se.

Mas, independentemente de sua importância, Ester diz que admira a novela também como público.

"Eu confesso que não sou de ver novela, não tenho paciência. Mas essa eu assisto sempre, porque tem várias tramas interessantes e os personagens são muito humanos, sem maniqueísmo, sem politicamente correto. A Gloria sempre teve esse lado, mas nessa novela especificamente ela está se superando", elogia.

E, apesar da vontade de saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, Ester se contenta em ir descobrindo aos poucos. "Como público, é claro que eu quero curiosidade, mas não vou ficar forçando a barra, incomodando a autora com isso. Eu prefiro ser como a própria terapeuta, que só fica sabendo das coisas conforme a Ivana vai trazendo seus problemas e situações", brinca.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.