Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OS DIAS ERAM ASSIM

Personagem de Caio Blat é torturado até a morte em novela sobre a ditadura

Fotos Maurício Fidalgo/TV Globo

Caio Blat faz Túlio em Os Dias Eram Assim; ativista político morre no segundo capítulo - Fotos Maurício Fidalgo/TV Globo

Caio Blat faz Túlio em Os Dias Eram Assim; ativista político morre no segundo capítulo

MÁRCIA PEREIRA, enviada ao Rio de Janeiro

Publicado em 13/4/2017 - 6h56

Caio Blat estará apenas em dois capítulos de Os Dias Eram Assim, mas sua participação chocará pelas cenas fortes de tortura a que será submetido seu personagem. "Ele levará choque, será espancado e afogado", adianta o ator, intérprete de Túlio, um militante de esquerda que recruta jovens para lutar contra empresas que apoiam a Ditadura Militar (1964-1985). Preso por jogar bomba em uma construtora, ele será torturado até a morte.

A nova novela das onze estreia segunda-feira (17) com uma trama que começa em 1970 e tem como pano de fundo o regime militar no Brasil. Para dar realismo às cenas de tortura, Blat conta que passou horas na maquiagem e teve de usar prótese para ficar igual a uma vítima de violência extrema.

"Até hoje tem pessoas que não entendem que isso aconteceu de forma sistemática. Tem gente que defende a volta da intervenção militar. É importante mostrar como isso é desumano, que a tortura é inaceitável, que aconteceu no Brasil e acontece até hoje. Jovens ainda sofrem violência policial em bairros periféricos e no interior do Brasil. A tortura faz parte da nossa cultura, é preciso mostrar", observa.

O ator diz que esse é um trabalho delicado, mas que foi feito de forma precisa para dar a noção exata do que acontecia na vida real naquela época com quem lutava contra a repressão.

A morte de Túlio influenciará a trajetória dos personagens de Gabriel Leone (Gustavo) e Renato Góes (Renato), que são irmãos. Gustavo é o companheiro de Túlio na ação que resulta em sua prisão. Ela passa a ser perseguido, e toda a sua família será envolvida em seu drama.

Caio Blat durante gravação da cena em que joga bomba em prédio de construtrora na trama

Série da BBC e novela das sete
Blat também está envolvido com as gravações de uma série internacional, McMafia, da BBC. Ele conta que o projeto tem atores de várias nacionalidades _entre eles russos, israelenses e indianos. Precisavam de um latino, e ele foi escolhido para o papel. Em maio e junho, o ator rodará suas últimas cenas na Croácia.

"Falo 90% inglês, mas também falo em espanhol e francês. Como tenho facilidade com as línguas, foi fácil aceitar o trabalho. A série tem oito episódios, mas cada um é feito como um longa-metragem, é um privilégio poder filmar lá. O lançamento deve ser feito no segundo semestre", diz.

Em McMafia, ele é o representante de um cartel de drogas mexicano. "Um cara moderno, da nova geração da máfia", adianta. Depois, Blat vai se dedicar à peça Grande Sertão: Veredas e à novela das sete Deus Salve o Rei, que estreia em janeiro de 2018. Na trama de Daniel Adjafre, que se passa na Idade Média, ele será conselheiro de uma corte.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.