OS DIAS ERAM ASSIM

Personagem de Caio Blat é torturado até a morte em novela sobre a ditadura

Fotos Maurício Fidalgo/TV Globo

Caio Blat faz Túlio em Os Dias Eram Assim; ativista político morre no segundo capítulo - Fotos Maurício Fidalgo/TV Globo

Caio Blat faz Túlio em Os Dias Eram Assim; ativista político morre no segundo capítulo

MÁRCIA PEREIRA, enviada ao Rio de Janeiro - Publicado em 13/04/2017, às 06h56

Caio Blat estará apenas em dois capítulos de Os Dias Eram Assim, mas sua participação chocará pelas cenas fortes de tortura a que será submetido seu personagem. "Ele levará choque, será espancado e afogado", adianta o ator, intérprete de Túlio, um militante de esquerda que recruta jovens para lutar contra empresas que apoiam a Ditadura Militar (1964-1985). Preso por jogar bomba em uma construtora, ele será torturado até a morte.

A nova novela das onze estreia segunda-feira (17) com uma trama que começa em 1970 e tem como pano de fundo o regime militar no Brasil. Para dar realismo às cenas de tortura, Blat conta que passou horas na maquiagem e teve de usar prótese para ficar igual a uma vítima de violência extrema.

"Até hoje tem pessoas que não entendem que isso aconteceu de forma sistemática. Tem gente que defende a volta da intervenção militar. É importante mostrar como isso é desumano, que a tortura é inaceitável, que aconteceu no Brasil e acontece até hoje. Jovens ainda sofrem violência policial em bairros periféricos e no interior do Brasil. A tortura faz parte da nossa cultura, é preciso mostrar", observa.

O ator diz que esse é um trabalho delicado, mas que foi feito de forma precisa para dar a noção exata do que acontecia na vida real naquela época com quem lutava contra a repressão.

A morte de Túlio influenciará a trajetória dos personagens de Gabriel Leone (Gustavo) e Renato Góes (Renato), que são irmãos. Gustavo é o companheiro de Túlio na ação que resulta em sua prisão. Ela passa a ser perseguido, e toda a sua família será envolvida em seu drama.

Caio Blat durante gravação da cena em que joga bomba em prédio de construtrora na trama

Série da BBC e novela das sete
Blat também está envolvido com as gravações de uma série internacional, McMafia, da BBC. Ele conta que o projeto tem atores de várias nacionalidades _entre eles russos, israelenses e indianos. Precisavam de um latino, e ele foi escolhido para o papel. Em maio e junho, o ator rodará suas últimas cenas na Croácia.

"Falo 90% inglês, mas também falo em espanhol e francês. Como tenho facilidade com as línguas, foi fácil aceitar o trabalho. A série tem oito episódios, mas cada um é feito como um longa-metragem, é um privilégio poder filmar lá. O lançamento deve ser feito no segundo semestre", diz.

Em McMafia, ele é o representante de um cartel de drogas mexicano. "Um cara moderno, da nova geração da máfia", adianta. Depois, Blat vai se dedicar à peça Grande Sertão: Veredas e à novela das sete Deus Salve o Rei, que estreia em janeiro de 2018. Na trama de Daniel Adjafre, que se passa na Idade Média, ele será conselheiro de uma corte.

Tudo sobre esta novela

Últimas de Os Dias Eram Assim

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

Vikings

Vikings

Ficha técnica: Aventura, Histórico, Irlanda/Canadá, 2013. Criação: Michael Hirst. Elenco: Travis Fimmel, Katheryn Winnick, Gustaf Skarsgård, Alexander Ludwig. Disponível no Now.

Sinopse: A série mostra a história do viking Ragner Lothbrok (Travis Fimmel), um dos mais conhecidos heróis nórdicos e considerado o flagelo da Inglaterra e da França. Entre o romance com Lagertha (Katheryn Winnick) e a relação com os três filhos, há guerras, destruição e muita pilhagem.

Por que assistir: A primeira produção de ficção do History Channel já foi indicada a 11 categorias técnicas do Emmy, de efeitos especiais a maquiagem, mas também chama a atenção por seu elenco: a quinta temporada conta com o reforço de Jonathan Rhys Meyers, ganhador do Globo de Ouro e do festival de Monte-Carlo. Com muita violência e mulheres empoderadas, a série tem atrativos para todos os públicos.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Plastificada

Fabíola Reipert com a Cobra Judite; ela voltará das férias com sem rugas no rosto - Reprodução/RecordTV Jornalista que vive cutucando as celebridades que apelam ao bisturi para aparentarem mais jovens, a fofoqueira Fabíola Reipert trocou suas férias no Balanço Geral por uma temporada em uma famosa clínica de cirurgia plástica de ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Mais um BBB vem por aí e...

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook