Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OS DIAS ERAM ASSIM

Para fugir de Anos Rebeldes, Globo ameniza ditadura em novela das 23h

Maurício Fidalgo/TV Globo

O ator Renato Góes durante gravação de Os Dias Eram Assim: mais amor, menos ditadura - Maurício Fidalgo/TV Globo

O ator Renato Góes durante gravação de Os Dias Eram Assim: mais amor, menos ditadura

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 4/2/2017 - 6h28

Próxima novela das 23h da Globo, Os Dias Eram Assim usará a Ditadura Militar (1964-1985) como pano de fundo para sua história, mas não envolverá diretamente os protagonistas na luta contra o regime. Acima de tudo, será uma história de amor, que não mostrará os anos mais violentos do período.

Assim, a trama prevista para abril evitará comparações com a minissérie Anos Rebeldes (1992), que colocou o personagem principal, João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), como soldado da luta armada contra os militares, o que acabou por afastá-lo de seu par romântico, Maria Lúcia (Malu Mader).

Os protagonistas de Os Dias Eram Assim são Renato (Renato Góes, que deixou A Lei de Amor para ficar com esse papel) e Alice (Sophie Charlotte). Os dois se conhecem em 21 de junho de 1970, durante a celebração do tricampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo do México.

Renato é médico, primogênito de uma família de classe média, e tenta levar uma vida normal em meio à incerteza política. Seu irmão, Gustavo (Gabriel Leone), é o revolucionário da família, que vai para as ruas para protestar contra o regime e participar da luta armada.

Já Alice é uma estudante de família conservadora. Seu pai, Arnaldo (Antonio Calloni), é dono de uma construtora que executa projetos para o governo. A jovem, porém, questiona os pensamentos do pai. Ela acaba se apaixonando por Renato _para desespero de Vitor (Daniel de Oliveira), braço-direito de Arnaldo e com quem Alice namora há anos.

Para não perder Alice para o rival, Vitor vai armar contra Renato, e um mal-entendido forçará a mudança do médico para o Chile. Ele viaja na esperança de que Alice o acompanhe, mas a estudante acaba não embarcando. No país, Renato conhece Rimena (Maria Casadevall, escalada às pressas para substituir a grávida Carol Castro), filha de uma brasileira com um chileno, e se aproxima dela.

Quando volta ao Brasil com Rimena, em 1979, Renato reencontra Alice, e os dois terão de superar vários obstáculos para ficarem juntos. A ditadura, porém, não será um deles_ já que, no ano em questão, o governo já estava no início do processo de transição para a democracia.

A maior parte da novela se passará em 1984, o ano das Diretas Já. Assim, o período mais violento do regime militar, durante o governo de Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), será abordado apenas brevemente pela trama das 23h.

"A História [do Brasil] é o pano de fundo dessa trama de amor. Tratamos de encontros e desencontros desse casal que é separado de forma abrupta e, depois, vai se reencontrar quando os dois já não são mais os mesmos", adianta uma das autoras, Angela Chaves, que assina a trama com Alessandra Poggi.

A proposta de valorizar a história de amor entre Renato e Alice vai ao encontro do título original da obra, Em Nome do Amor, digno de folhetins mexicanos _a outra opção, Pra Frente Brasil, não se encaixou tão bem na proposta romântica.

O elenco de Os Dias Eram Assim conta também com Susana Vieira, Natália do Vale, Marcos Palmeira, Marco Ricca e Letícia Spiller, entre outros.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.