Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das onze

Os Dias Eram Assim: Traído, Renato se revolta com pacto por falsa morte

Fotos Reprodução/TV Globo

Renato Góes em Os Dias Eram Assim; médico descobrirá que foi enganado pela mãe - Fotos Reprodução/TV Globo

Renato Góes em Os Dias Eram Assim; médico descobrirá que foi enganado pela mãe

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 2/6/2017 - 5h16

Personagem de Renato Góes em Os Dias Eram Assim, o médico Renato ficará indignado ao descobrir que sua mãe participou de uma armação para separá-lo de Alice (Sophie Charlotte). Vera (Cássia Kis) contará ao filho que fez um pacto com Arnaldo (Antonio Calloni) e que até participou de um falso funeral para Alice acreditar que ele estava morto.

Renato e Alice vão se encontrar em um comício pelas Diretas Já, quando a trama estiver em sua terceira e última fase, em 1984. Ela desmaiará. Depois, na casa de Vera, Renato ficará sabendo que a ex-namorada pensava que ele estava morto desde o dia em que fugiu para o Chile, em 1970.

"Seu irmão preso naquele lugar. Gustavo [Gabriel Leone] todo machucado, assustado. E aqueles homens, o doutor Arnaldo e o delegado Amaral [Marco Ricca]. Era um trato que envolvia você e seu irmão. Fiz por ele, pra preservar a vida do seu irmão", balbuciará a dona da livraria, emocionada.

"Não faz sentido, é muito absurdo. Você então aceitou mentir que eu estava morto?", gritará Renato. Vera afirmará que Arnaldo brincou de ser o dono do mundo.

"Faziam barbaridades, aquele lugar era um antro. Você não podia voltar, estava fugindo. Se voltasse, eles saberiam, ia ser perseguido. Doutor Arnaldo não aceitava negativas. Eu tive medo", explicará Vera.

Renato vai se alterar, dirá que o empresário conseguiu separá-lo de sua filha. "Sei que é terrível. Mas se coloca no meu lugar. Não faria o mesmo que eu fiz? Pra proteger o Gustavo, seu irmão? Ele estava sofrendo", falará a personagem de Cássia Kis. "Eu também sofri, mãe. E adiantou proteger o Gustavo?", indagará o médico.

Vera (Cassia Kis) reencontra Renato (Renato Góes) em cena exibida na última segunda (29)

Sentindo-se traído pela família, Renato vai brigar e reclamar de não terem lhe contado antes o que aconteceu na sua ausência. Vera afirmará que ela é a única culpada, que Maria (Carla Salle) e Gustavo não contaram nada porque receberam essa ordem.

Renato passará a noite em claro, vagando pelas ruas, inconformado. Quando amanhecer, ele procurará Gustavo e dirá que o irmão tinha o dever de ter contato a verdade a ele.

"Eu morri pra você viver. Foi uma boa troca. Eu mesmo faria isso. Se pudesse escolher. Há quinze anos achei que a garota que eu amava tinha me abandonado. Perdi minha família, meu trabalho, minha casa. Tive que ir embora. Não foi por sua causa. Foi por causa deles", esbravejará.

A conversa ganhará tom de desabafo, e Gustavo pedirá perdão. "Não sou ingrato! Mas também sofri humilhações. Ouvi os gritos de horror. Eu sei o que os presos passaram, guardei tudo na minha cabeça, não esqueço nunca, nem nunca vou esquecer. Meu coração também foi arrancado, partiu por dentro pelo remorso do que causei a você", dirá o personagem de Gabriel Leone.

Renato insistirá em saber porque o irmão não revelou o trato maluco que a mãe fez logo que ele chegou de volta ao Brasil. "Rejeitei esse pacto louco. A mentira era da nossa mãe", comentará Gustavo.

"Minha cabeça não engole ter durado tanto tempo. Ter sido tão enganado. Estou indignado. Você não entende, não é? Não sabe o que é se sentir enganado pela família, anos e anos. Enganado pela mãe. Pelo irmão", reclamará o médico. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 16.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.