Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

João Campos

Jornalista de Brasília vira repórter 'pegador' em novela e estranha a fama

Mauricio Fidalgo/TV Globo

Intérprete do Elio de A Lei do Amor, João Campos abandonou o jornalismo para atuar - Mauricio Fidalgo/TV Globo

Intérprete do Elio de A Lei do Amor, João Campos abandonou o jornalismo para atuar

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 18/12/2016 - 7h49

Na trajetória de João Campos, a arte imita a vida. Intérprete do repórter Elio, de  A Lei do Amor, o ator é jornalista. Ele trabalhou no jornal Correio Braziliense e no portal e revista da Universidade de Brasília durante cinco anos antes de estrear em novelas.

Em seu primeiro trabalho na TV, ele caça corruptos e ainda beija belas mulheres como Alice Wegmann, Maria Flor e Bianca Müller. Virou um repórter "pegador", ao menos na ficção.

Novato no mundo dos famosos, ele ainda estranha os olhares curiosos das pessoas, principalmente quando está no metrô ou no ônibus, mas afirma que seguirá sem estrelismo. Formado em Comunicação Social e com especialização em Jornalismo Multimídia na Colômbia, Campos desistiu de ser repórter na vida real há quatro anos.

Por algum tempo, conciliou o trabalho jornalístico com o grupo de teatro do qual faz parte, Novos Candangos, além de atuações em curtas-metragens.

"Chegou um momento em que não dava mais para seguir com as duas funções. Não foi uma decisão fácil largar as redações, principalmente pela instabilidade que representa a escolha pela carreira artística. Mas tenho plena convicção de que foi umas das melhores decisões que tomei em minha vida", conta o ator. 

Perseguido pelo jornalismo
Ele já estava fazendo alguns testes na Globo havia algum tempo. Chegou a fazer uma participação na minissérie Felizes para Sempre? no ano passado, mas o "ex"-jornalista conta que foi mesmo por acaso que estreou em uma novela como um repórter.

Campos passou nos testes e, só após ser convocado pela produção, descobriu que faria Elio, um repórter da imprensa alternativa que investigaria corruptos da trama de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

reprodução/tv globo

Alice Wegmann (Isabela) em cena quente com João Campos (Elio) no começo da trama

"Cobri um pouco de tudo. Apesar de não ter sido o meu foco, cheguei a fazer algumas pautas sobre política. Busquei trazer toda essa vivência e intensidade para o Elio. Toda experiência pessoal é uma forma de enriquecer a criação e estudo de um personagem. Neste caso, saí com uma vantagem por essa proximidade profissional entre a realidade e a ficção", comenta.  

Aos 32 anos, Campos estreia na TV com um personagem que representa boa parte do povo brasileiro. Elio é a voz da revolta contra o conservadorismo e a corrupção. Mas não fica somente nisso. Ele, agora, faz par romântico com Bianca Müller, a Ana Luiza da trama, mas começou a novela flertando com Flávia (Maria Flor) e Isabela (Alice Wegmann). 

Dias de glória
O teatro e o cinema independentes foram a escola do ator. Depois de mais de dez anos nesse circuito, ele está empolgado com a TV.  A oportunidade na novela das nove é uma vitrine gigante para seu trabalho e que, de quebra, traz muito aprendizado.

"Contracenar com nomes consagrados, como Vera Holtz, Tarcísio Meira e Claudia Raia é, sem dúvida, um momento único na minha caminhada como ator", diz.

reprodução/facebook

Campos posa nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, com Tarcísio Meira e Bianca Müller

O ritmo da TV exige um nível de atenção maior, segundo o ator. Campos afirma que acompanha todo esse processo de mudança e novidades em sua carreira com cuidado para não atropelar nada nem ninguém.

"Fazer uma novela, com alcance nacional, traz uma responsabilidade grande. Como é meu primeiro trabalho na TV, as pessoas começaram a me reconhecer e abordar na rua há. Ando muito de ônibus e de metrô, e é engraçado ver as pessoas olhando, meio em dúvida se aquele é mesmo o 'rapaz da novela'." 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira quatro reportagens especiais sobre A Lei do Amor:

Ator é obrigado pela namorada a assistir novela da Record
Claudia Raia fez teste do sofá com sarados e apimentou a trama
Para levantar novela, Globo cortou falas de empregadas e doença de criança
Bumbum de Grazi Massafera virou a grande sensação do folhetim

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.